Proprietários do Chelsea concordam em se tornar acionistas do clube francês Strasbourg
O acordo fará com que a BlueCo invista nos times principais e na base do Strasbourg, enquanto Marc Keller permanecerá como presidente do club. Keller está do comando desde 2012, vendo o clube correr o risco de ser liquidado.
Desde então, o Strasbourg subiu da terceira divisão para a Ligue 1, onde jogou nas últimas seis temporadas e também venceu a Copa da Liga Francesa em 2019. O time terminou em 15º lugar na Ligue 1 na última temporada.
"Este é um dia importante para o Racing (Club de Strasbourg). É algo em que eu e meus amigos acionistas temos pensado nos últimos dois anos", disse Keller em um comunicado.
"Construímos um clube que é saudável em todos os níveis e bem administrado. Embora não houvesse urgência financeira, estávamos cientes de que havíamos atingido o teto do nosso modelo.
"Se quiséssemos continuar a impulsionar o Racing e projetá-lo em uma nova dimensão, precisaríamos necessariamente estar acompanhados de uma estrutura sólida capaz de apoiar nosso desenvolvimento e nossa ambição."
Os detalhes da participação não foram revelados, mas o The Guardian informou que o consórcio terá quase 100% da propriedade, tendo pago 75 milhões de euros.
O Chelsea foi adquirido no ano passado por um grupo de investimentos liderado por Todd Boehly e Clearlake Capital, depois que Roman Abramovich foi forçado a vender o clube da Premier League.
"A BlueCo planeja fazer uma contribuição ativa para o desenvolvimento do modelo implementado por Marc Keller", disse.
"Primeiro, financeiramente, fornecendo capital que permitirá o investimento nas equipes masculina e feminina, na base e em todo o clube."