Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ramsdale, goleiro do Arsenal, assume compromisso de denunciar homofobia no futebol

Josias Pereira, com informações da AFP
Ramsdale se comprometeu a denunciar a homofobia no futebol
Ramsdale se comprometeu a denunciar a homofobia no futebolAFP
Aaron Ramsdale se comprometeu a denunciar a homofobia no futebol, revelando seu profundo orgulho pelo irmão gay em carta aberta.

Ramsdale, em entrevista ao The Players' Tribune, chamou seu irmão, Oliver, que é ator, de "a verdadeira estrela da família", elogiando sua coragem.

"Meu irmão é gay e viveu sua vida de forma aberta e autêntica desde que foi para a escola", disse ele.

Ramsdale ao lado do irmão Oliver
Ramsdale ao lado do irmão OliverArquivo Pessoal

"Tenho muito orgulho de dizer que ele é meu irmão. Nunca falei sobre isso antes, mas com tudo o que está acontecendo no futebol agora, achei que era importante mencionar."

Ele acrescentou: "Ao longo dos anos, me segurei, tanto nos vestiários quanto nas mídias sociais, sempre que ouvia comentários homofóbicos ou coisas estúpidas sendo ditas. E acho que talvez meu irmão tenha feito o mesmo, pensando que isso tornaria minha vida mais fácil."

"Bem, tudo isso acaba hoje."

Ramsdale e o irmão Oliver, um dos seus grandes exemplos na luta contra a homofobia
Ramsdale e o irmão Oliver, um dos seus grandes exemplos na luta contra a homofobiaArquivo Pessoal

"Não é a coisa mais fácil de se fazer, mas nunca há um 'momento certo'."

No mês passado, um torcedor do Fulham foi proibido de assistir a jogos por três anos e multado depois de se envolver em cânticos homofóbicos, enquanto o Wolves foi multado em 100 mil libras (R$ 620 mil) por comportamento semelhante de seus torcedores.

Ramsdale, que recentemente renovou seu contrato após boa campanha do Arsenal na última edição da Premier League, disse que possui muitos "sonhos futebolísticos". Mas completou:  "Como pessoa, tenho outro sonho."

"Quero que este esporte que amo seja um lugar seguro e acolhedor para todos. Quero que meu irmão, Ollie - ou qualquer pessoa de qualquer sexualidade, raça ou religião - vá aos jogos sem ter que temer abusos."

"E quando levantarmos um troféu no Emirates Stadium, quero que meu irmão esteja lá comigo."