Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Real Madrid ultrapassa Manchester City como clube mais rico do mundo

Os merengues geraram mais de 4 bilhões de reais em receita no ano passado
Os merengues geraram mais de 4 bilhões de reais em receita no ano passadoReuters
O Real Madrid ultrapassou o Manchester City como o clube que mais gerou receita no mundo na temporada 2022/23, segundo estudo divulgado nesta quinta (25) pelo grupo francês Deloitte, que analisa anualmente as finanças do futebol.

O clube espanhol gerou uma receita total de 831,4 milhões de euros, seguido pelo City (825,9 milhões) e pelo Paris Saint-Germain (801,8 milhões).

Barcelona (800,1 milhões) e Manchester United (745,8 milhões) fecham o top 5 dos times mais rentáveis do planeta.

O relatório da Deloitte citou também dois clubes de fora da Europa que ficaram próximos de entrar no top 30: Flamengo e Inter Miami.

Os clubes mais rentáveis do mundo
Os clubes mais rentáveis do mundoDeloitte

Real registrou um aumento na receita de 118 milhões de euros em relação ao ano anterior, com um crescimento de 16% atribuído ao forte desempenho das vendas de produtos licenciados, mais ingressos vendidos e crescimento da receita de patrocínio.

Apesar de o City ter perdido o primeiro lugar que ocupou nos últimos dois anos, o clube registrou a maior receita de todos os tempos em uma temporada, graças à campanha da tríplice coroa, que impulsionou suas receitas comerciais e de transmissão.

"Uma alta demanda por esportes ao vivo está apontando para um maior crescimento em particular das receitas comerciais e de jogos", analisou Tim Bridge, líder do Sports Business Group da Deloitte.

"Como os clubes parecem não poder mais contar com o crescimento exponencial da receita de transmissão, a criação de um modelo de negócios mais mercadológico os ajudará a obter maior controle sobre sua estabilidade financeira", acrescentou.

O Liverpool registrou a maior queda no ranking entre os mais ricos, caindo da terceira para a sétima posição. Junto com o Atlético de Madri e o West Ham United, os Reds foram um dos três clubes da lista que tiveram menor receita na última temporada.

Os times da Premier League agora compõem oito dos 20 primeiros, contra 11 no ano passado. Leicester City, Leeds United e Everton deram lugar a Eintracht Frankfurt, Napoli e Olympique Marseille.

A receita total gerada pelos clubes aumentou 14% em relação ao ano anterior  e bateu recorde: 10,5 bilhões de euros.