Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sai Klopp e quem entra? Sete nomes que podem fazer sentido no Liverpool

Hugo Filipe Martins
Uma lista com sete soluções distintas
Uma lista com sete soluções distintasAFP
Jürgen Klopp confirmou que vai deixar o Liverpool no final desta temporada. Por isso, o Flashscore reuniu uma lista de potenciais sucessores ao técnico alemão em Anfield Road.

Se treinadores como Carlo Ancelotti ou até Pep Guardiola podiam entrar no lote de candidatos, pelo estatuto do clube e pelo trabalho realizado por ambos, decidimos procurar alvos que façam mais sentido e que não tenham renovado recentemente com o seu clube, como é o caso do italiano. Aqui ficam as nossas escolhas.

Xabi Alonso (Bayer Leverkusen)

Assim que o Liverpool anunciou a decisão de Klopp, os torcedores tiraram uns minutos para se recomporem da notícia, pensaram mais uns segundos e chegaram quase todos à mesma conclusão: Xabi Alonso é o nome perfeito para suceder ao alemão.

Além do passado de sucesso pelo clube, pelo qual venceu uma Liga dos Campeões e realizou mais de 200 partidas, o espanhol é o nome do momento no que toca a treinadores.

O trabalho de sucesso em Leverkusen ainda não está terminado, mas caso consiga fazer história pelo clube, ou seja, vencer a Bundesliga, dificilmente continuará na BayArena. De resto, o próprio já foi questionado sobre um possível regresso a Anfield e, embora esteja, por agora, com "foco em Leverkusen", nada garante que, no final da temporada, a resposta, caso apareça o convite, não seja diferente.

Xabi Alonso jogou no Liverpool
Xabi Alonso jogou no LiverpoolProfimedia

Steven Gerrard (Al-Ettifaq)

Entre os sete nomes aqui apontados, o de Steven Gerrard, por várias questões, é, talvez, aquele com menores probabilidades de ser escolhido. O inglês teve uma má experiência ao serviço do Aston Villa na Premier League, acabando por ser despedido depois de apenas três vitórias na temporada 2022/23, está na Arábia Saudita, onde tem um salário alto, e renovou recentemente com o Al-Ettifaq, apesar de nem estar a fazer um trabalho tão bom.

No entanto, o lado sentimental pode pesar a favor de Stevie G. Lenda do Liverpool, o antigo meia fez mais de 700 jogos pelos Reds, venceu uma Liga dos Campeões, mas nunca conseguiu conquistar a Premier League. Pela ligação, seria um nome lógico, apesar do pouco que demonstrou enquanto treinador. Na realidade, apenas foi bem sucedido na Escócia, ao vencer o campeonato com o Rangers.

Gerrard é uma lenda do Liverpool
Gerrard é uma lenda do LiverpoolProfimedia

Rúben Amorim (Sporting)

Se, além da saída de Jürgen Klopp, o Liverpool quiser fazer uma reconstrução do plantel, então o atual treinador do Sporting pode ser o nome ideal. De resto, foi com essa missão que Rúben Amorim chegou a Alvalade, num projeto em muito semelhante ao que o alemão encontrou em Anfield Road.

Com a dúvida sobre o futuro de Rúben Amorim, o técnico português, várias vezes associado a clubes ingleses, pode aproveitar para dar o salto, embora pareça que o Liverpool, nesta fase da carreira, poderá ser um passo maior do que a perna, até porque o antigo meia ainda não treinou fora do seu país.

Rúben Amorim pode deixar o Sporting no final da época
Rúben Amorim pode deixar o Sporting no final da épocaLUSA

Sérgio Conceição (FC Porto)

O futuro de Sérgio Conceição no Porto irá, muito provavelmente, depender do resultado das eleições do clube. Caso Pinto da Costa continue a ser presidente dos Dragões, é possível que o treinador português renove o seu contrato, que termina em 2024. No entanto, o próprio Sérgio Conceição já mostrou algum desgaste desde o seu retorno a Portugal, em 2017/18.

Apesar de ter mais mercado na Itália, onde é bem visto pela sua passagem como jogador, mas também como treinador (já eliminou Juventus, Roma, Lazio e Milan), Sérgio Conceição tem um estilo próximo ao de Jürgen Klopp. Adepto da intensidade máxima e da pressão alta, não haverá dúvidas de que a personalidade do treinador de 49 anos encaixaria como uma luva em Anfield Road. João Carlos Teixeira, antigo jogador do Liverpool, em entrevista ao Flashscore, até comparou o atual treinador portista a Klopp...

Sérgio Conceição termina contrato com o FC Porto
Sérgio Conceição termina contrato com o FC PortoProfimedia

Roberto de Zerbi (Brighton)

Roberto de Zerbi apareceu na Itália e estava a realizar um bom trabalho no Shakhtar, mas poucos esperariam o impacto que teve no Brighton.

O italiano é o treinador da moda na Inglaterra e isso o faz entrar nesta lista para suceder a Jürgen Klopp. No entanto, o fato de ser necessário fazer retoques para ter um plantel mais com a sua cara e o salto que seria do Brighton para um time grande não favorecem o italiano de 44 anos. Por outro lado, a seu favor estaria o fato de ter tempo para trabalhar (o Liverpool costuma dar esse espaço aos treinadores) e conseguir implementar uma identidade em todas as equipes que treina.

Roberto de Zerbi é um dos treinadores da moda em Inglaterra
Roberto de Zerbi é um dos treinadores da moda em InglaterraAFP

Zinedine Zidane (livre)

Não seria uma lista de um clube grande à procura de treinador se o nome de Zinedine Zidane não estivesse presente. Desde que deixou o Real Madrid, o técnico francês é presença obrigatória nestas questões relacionadas com o mercado de treinadores, mas a verdade é que o resultado final tem sido o mesmo.

Desde que deixou o Real Madrid, Zidane não aceitou nenhum projeto, por mais aliciante que parecesse. Nesse sentido, o Liverpool seria um dos clubes mais interessantes à sua disposição nos últimos tempos. Zizou tem história no futebol, como jogador e treinador, e tem o perfil capaz de entusiasmar os torcedores dos Reds. Por outro lado, não treina há três temporadas.

Zidane está sem clube desde que deixou o Real Madrid
Zidane está sem clube desde que deixou o Real MadridProfimedia

Julian Nagelsmann (Alemanha)

E se o sucessor do alemão Jürgen Klopp fosse outro alemão? Aos 36 anos, Julian Nageslmann tem um dos maiores projetos da carreira em mãos. O atual técnico da Alemanha tem a missão de devolver o título europeu ao seu país. Sendo este um Europeu disputado em solo alemão, o antigo treinador do Bayern tem uma missão exigente pela frente e, caso falhe, é provável que não continue o projeto.

Tendo em conta a idade e o perfil, encaixaria com perfeição no Liverpool. O próprio deverá ter interesse em voltar a treinar um clube depois de ter deixado o Bayern Munique de forma inesperada na reta final da temporada passada.

Nagelsmann é o atual selecionador da Alemanha
Nagelsmann é o atual selecionador da AlemanhaProfimedia