Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Todos contra o Manchester City na nova temporada da Premier League

Manchester City, de Guardiola, é o grande favorito para voltar a vencer a Premier League
Manchester City, de Guardiola, é o grande favorito para voltar a vencer a Premier LeagueAFP
A temporada 2024/2025 da Premier League começa nesta sexta-feira (16) e, mais uma vez, o Manchester City é o favorito e o rival a ser batido por Arsenal, Liverpool, Manchester United e o restante dos grandes e históricos clubes do futebol inglês. No Brasil, o torneio terá transmissão dos canais ESPN e do streaming Disney+.

Seis títulos dos últimos sete do campeonato inglês, incluindo os quatro últimos: a hegemonia é clara para a equipe de Pep Guardiola no que é considerado por muitos como o campeonato mais exigente e difícil do mundo.

Confira a tabela completa da Premier League

Para começar, o City já conquistou seu primeiro título oficial da temporada com uma vitória nos pênaltis por 7 a 6 sobre o vizinho Manchester United no último sábado (10), após um empate em 1 a 1.

“Começar a temporada ganhando um título é bom. Estamos muito felizes com isso”, disse Guardiola na época, após a vitória em Wembley.

Confira o calendário da temporada 2024/25 das principais ligas europeias

“O objetivo não é ganhar a Premier League, é tentar ganhar o próximo jogo, é isso que temos que fazer”, disse ele na época. E o próximo jogo será contra o Chelsea, em Stamford Bridge, no domingo (18), no primeiro grande confronto da nova temporada.

O argentino Julián Álvarez deixou o barco rumo ao Atlético de Madrid, mas o clube tem um novo “cidadão” que empolga: o brasileiro Savinho, que impressionou na última temporada com a camisa do Girona, a revelação do Campeonato Espanhol.

Começa a "era Slot"

Nas duas últimas temporadas, o Arsenal foi vice-campeão. Apenas uma vez o clube londrino marcou mais pontos do que os 89 da última temporada, mas não foi o suficiente para destronar o City.

A equipe de Mikel Arteta teve uma chance até o último dia, e suas esperanças de finalmente conseguir a vitória dependem do mesmo grupo de jogadores.

O italiano Riccardo Calafiori acrescenta mais qualidade à defesa dos Gunners e o alemão Kai Havertz, que se destacou na segunda metade da temporada, deve ser mais uma vez o atacante de confiança da equipe.

Para o Liverpool, a nova Premier League significa o início da vida sem Jürgen Klopp, o carismático técnico alemão que esteve com o time nos últimos anos. Agora, o novo responsável pelo time de Anfield é o holandês Arne Slot, que veio do Feyenoord, da Holanda.

Até agora, a pré-temporada dos Reds foi empolgante, com vitórias sobre Arsenal, Manchester United e Sevilla, mas o “efeito Slot” será sentido quando os jogos oficiais começarem, a começar pela visita de sábado ao recém-promovido Ipswich.

Evitando outro deslize

O histórico Manchester United, que ficou apenas em oitavo lugar na Premier League na última temporada, reforçou o seu elenco para evitar a repetição de uma temporada decepcionante.

Após as saídas de Raphaël Varane (Como) e Aaron Wan-Bissaka (West Ham), o United já havia reforçado sua defesa com a contratação do jovem zagueiro francês Leny Yoro (19), do Lille, por um valor estimado em 70 milhões de euros (quase US$ 77 milhões).

United contratou dois velhos conhecidos do técnico Erik ten Hag
United contratou dois velhos conhecidos do técnico Erik ten HagAFP

Na terça-feira, o United informou a contratação de dois jogadores do Bayern de Munique, o zagueiro holandês Matthijs De Ligt e o zagueiro marroquino Noussair Mazraoui, ambos velhos conhecidos do técnico Erik Ten Hag, que os teve sob seu comando no Ajax quando o clube de Amsterdã foi semifinalista da Liga dos Campeões em 2019.

O Manchester United também terá a honra de abrir a cortina da nova temporada da Premier League nesta sexta-feira contra o Fulham.

O zagueiro Luke Shaw, que se machucou na pré-temporada e foi excluído dos três primeiros jogos do United na liga, não estará presente.