Top 5: momentos marcantes do título do Manchester City na Premier League
Isso significou que o quinto título do City em seis temporadas foi assegurado, já que os Cityzens vão em busca de um triplo título para igualar o de seus vizinhos, o Manchester United, que conseguiu o feito na temporada 1998/99.
No entanto, a situação nem sempre foi fácil para o City, pois o Arsenal liderou a disputa durante mais de 90% da temporada e, em um determinado momento, chegou a ter uma diferença de oito pontos que Guardiola teve de superar.
Aqui, vamos dar uma olhada em cinco resultados fundamentais na temporada do Manchester City que o levaram a ser finalmente coroado como campeão.
Manchester City 6 x 3 Manchester United
Erling Haaland se tornou o primeiro jogador a marcar três gols consecutivos na Premier League em casa e Phil Foden também marcou três na goleada de 6 a 3 do Manchester City sobre o Manchester United.
Com isso, a equipe de Pep Guardiola voltou a ficar a um ponto do líder Arsenal e ampliou sua série invicta na primeira divisão da Inglaterra para 20 jogos. A situação poderia - e deveria - ter sido pior para os Red Devils, que estavam de fato perdendo por 6 a 1 após 75 minutos.
Os dois gols de Anthony Martial no final do jogo salvaram um pouco a pele do United e talvez tenham servido para mostrar que o City precisa se preparar melhor para os jogos no futuro.
Manchester City 2 x 1 Fulham
O Manchester City reassumiu temporariamente a liderança da Premier League graças a um gol de pênalti de Erling Haaland nos acréscimos.
O resultado veio depois de uma vitória difícil por 2 a 1 sobre o Fulham, que jogou por mais de uma hora com 10 homens depois que João Cancelo foi expulso aos 26 minutos do primeiro tempo.
Com o resultado, Pep Guardiola chegou a 15 vitórias consecutivas no Etihad e enviou um sério sinal de alerta aos rivais do título, o Arsenal, que estava criando o hábito de vencer contra as probabilidades.
Arsenal 1 x 3 Manchester City
Uma exibição de classe no segundo tempo fez com que o Manchester City não apenas se tornasse o primeiro time da história a vencer sete jogos consecutivos fora de casa contra o Arsenal, mas também ultrapassasse os Gunners na liderança da Premier League, vencendo por 3 a 1 em um confronto emocionante.
Foi o primeiro encontro na liga entre os dois favoritos, depois que a partida foi inicialmente adiada por duas semanas devido ao jogo da FA Cup.
Coube a Jack Grealish encontrar o ponto-chave de três pontos para garantir a vitória.
Manchester City 4 x 1 Liverpool
Alguns deslizes da equipe de Guardiola fizeram com que a diferença para o Arsenal aumentasse para oito pontos em abril. Embora o velho rival Liverpool tenha sido uma sombra de si mesmo durante toda a temporada, muitos viram essa partida como uma possível "casca de banana" para o City.
No entanto, no final, acabou sendo um passeio. Julián Álvarez desempenhou um papel fundamental em três gols do Manchester City para dominar a equipe de Klopp, dando nova vida às suas esperanças de conquistar o terceiro título consecutivo da Premier League.
A vitória deve ter sido ainda mais satisfatória para Pep Guardiola, já que sua equipe estava atrás no placar. Ao conquistar a quarta vitória consecutiva pela primeira vez na Premier League nesta temporada, o City diminuiu a diferença para o Arsenal para cinco pontos.
Manchester City 4 x 1 Arsenal
O Manchester City deu um passo gigantesco rumo ao quinto título da Premier League em seis temporadas com uma vitória dominante por 4 a 1 sobre o rival Arsenal. Com isso, o City garantiu o 12º triunfo consecutivo na liga sobre os Gunners.
Uma exibição enfática e controladora fez com que o time de Mikel Arteta vencesse com relativa facilidade, com gols de Kevin De Bruyne, John Stones e o recorde de 33 gols de Erling Haaland, o que fez com que o City assumisse o controle da disputa pelo título nas últimas semanas da temporada.
A queda de abril do Arsenal voltou para mordê-los da maneira mais cruel possível.