Torcedor do Tottenham é banido por três anos por zombar da tragédia de Hillsborough
Kieron Darlow, de 25 anos, fez os gestos no jogo entre Liverpool e Tottenham em Anfield, em 30 de abril, informou o Crown Prosecution Service (CPS), onde suas ações foram relatadas à polícia e ele foi identificado e preso.
"Darlow, torcedor do Tottenham, admitiu ter feito um gesto em direção aos torcedores do Liverpool e que isso era uma referência ao desastre de Hillsborough", disse Andrew Page, promotor associado do CPS Mersey Cheshire.
"Ele admitiu que o gesto sugeria que os torcedores sem ingressos haviam sido empurrados para a frente na tragédia e que tinham sido parcialmente culpados pelo esmagamento que levou a tantas mortes.
"Ele aceitou no tribunal que era sua intenção que os torcedores do Liverpool vissem isso e que isso lhes causaria assédio, alarme e angústia. Esse tipo de comportamento não é apenas moralmente inaceitável, é criminoso."
Darlow recebeu uma ordem no North Liverpool Community Justice Centre, proibindo-o de participar de jogos de futebol e das proximidades dos estádios por três anos.
"Esperamos que essa acusação envie uma mensagem a todos os torcedores de futebol de que o comportamento deles nos jogos de futebol é importante e que, se ele se tornar criminoso, eles serão punidos com toda a força da lei", acrescentou Page.
A semifinal da FA Cup de 1989 foi o cenário do pior desastre esportivo da Grã-Bretanha e resultou em 97 torcedores do Liverpool que perderam a vida depois de um choque em um recinto superlotado e cercado.
No início de abril, o Liverpool havia pedido o fim dos "cantos vis" sobre Hillsborough depois que eles foram ouvidos durante o empate sem gols com o Chelsea na Premier League, em Stamford Bridge.