Tottenham aproveita expulsões do Liverpool para conseguir vitória nos acréscimos
Na segunda etapa, a vantagem numérica do Tottenham chegou a ser de dois jogadores, com o Liverpool se segurando bem.
O time do técnico Jurgen Klopp quase saiu de campo do adversário com um precioso ponto. O empate só não veio por causa de um gol contra de Matip nos acréscimos, que jogou por terra toda a doação do Liverpool em sua marcação.
Os Reds estão na 4ª posição, tendo dois pontos a menos que o líder Manchester City, que perdeu para o Wolves. O Tottenham assumiu a vice-liderança com 17 pontos, ao quebrar a invencibilidade do rival.
O Tottenham enfrenta o Luton Town, sábado, fora de casa, pela 8ª rodada da Premier League. O Liverpool encara o Royal Union, da Bélgica, na quinta-feira (5), em casa, pela 2ª rodada da Europa League.
Expulsão para mudar o panorama
O jogo era equilibrado, com leve predomínio do Liverpool, quando a expulsão de Jones, aos 25 minutos, mudou todo o panorama. Uma solada na canela do adversário, em dividida de bola, fez o VAR entrar em ação para revisar o lance.
O árbitro não teve dúvidas para punir a dura entrada, deixando o Liverpool com um jogador a menos.
Seria inevitável que o cenário fosse de mais posse e pressão dos Spurs contra um Liverpool se fechando e preenchendo os espaços para buscar saídas no contra-ataque.
Oito minutos após a expulsão, os Reds tiveram um gol anulado com Diaz, em impedimento milimétrico que foi marcado com muita agilidade pelo VAR. Tanta agilidade que causou estranheza pela rapidez da marcação convicta em um lance que tinha potencial para definir a partida.
Assistência do Pombo
O Tottenham se viu livre de sair atrás no placar e aproveitou espaço nas costas da zaga do Liverpool para ficar em vantagem. O passe de Maddison achou Richarlison infiltrando na esquerda aos 36 minutos.
Com um único toque, o brasileiro cruzou para o sul-coreano Son fazer a vez de um camisa 9. O asiático só encostou para empurrar pra dentro e fazer seu quinto gol nos últimos seis jogos contra o Liverpool.
Apesar de ter um homem a menos, o Liverpool se posicionava bem, conseguindo incomodar. Aos 49 minutos, Gakpo empatou, mesmo com o Tottenham tendo mais homens na área para se defender.
Diaz quase virou na reta final do primeiro tempo, mostrando aos Spurs os riscos que corria quando espaços eram dados.
Santo Alisson
O Tottenham seguiu dominando o jogo no segundo tempo, exigindo excelentes intervenções do goleiro brasileiro Alisson. Por mais de uma vez, o titular da Seleção Brasileira apareceu para manter o placar empatado.
A vitória dos Spurs tinha tudo pra ficar mais próxima quando Jota foi expulso, aos 23 minutos, deixando o Liverpool com dois jogadores a menos. A pressão dos donos da casa só aumentou, assim como a disposição dos Reds para sair da casa do rival com um ponto na bagagem.
Gol contra e frustração
A entrega do Liverpool tinha tudo para ser recompensada com um empate diante de um concorrente direto, que sentiu falta de ser mais eficiente para se aproveitar de uma vantagem numérica que não deve ser muito comum na temporada.
Veja como foi Tottenham x Liverpool
O gol do triunfo veio no "abafa", contando com uma falha bizarra de Matip, que cortou cruzamento da direita para o próprio gol. A expressão no rosto dos jogadores do Liverpool mostrou o tamanho da decepção por sair de campo sem um ponto, que ficou muito perto e teria sabor de vitória.