Transferências de Eto'o e Willian para o Chelsea estão sob investigação
As violações teriam sido relatadas pelos novos proprietários do Chelsea depois que eles compraram o clube do oligarca russo em maio de 2022.
Entende-se que eles também notificaram a Premier League ao mesmo tempo.
O Chelsea foi multado em 8,6 milhões de libras pela UEFA em julho por violar as regras do Financial Fair Play como resultado da "apresentação de informações financeiras incompletas" de 2012 a 2019.
Ambos os jogadores se juntaram ao clube vindos do time russo Anzhi Makhachkala em 2013, sendo que a taxa de Willian teria sido de 30 milhões de libras. Eto'o se juntou ao clube por um valor não revelado.
Abramovich foi proprietário do clube de 2003 a 2022 e o vendeu a um consórcio liderado pelo investidor americano Todd Boehly e pela empresa de private equity Clearlake Capital no ano passado, em meio ao congelamento de seus bens durante a eclosão da invasão russa na Ucrânia.
Um comunicado do Chelsea na segunda-feira (30) disse: "Essas alegações são anteriores à atual propriedade do clube. Elas dizem respeito a entidades que supostamente eram controladas pelo antigo proprietário e não estão relacionadas a nenhum indivíduo que esteja atualmente no clube.
"O grupo de proprietários do Chelsea concluiu a compra do clube em 30 de maio de 2022.
"Durante um processo minucioso de due diligence antes da conclusão da compra, o grupo de proprietários tomou conhecimento de relatórios financeiros potencialmente incompletos relativos a transações históricas durante a propriedade anterior do clube.
"Imediatamente após a conclusão da compra, o clube relatou proativamente essas questões a todos os órgãos reguladores do futebol aplicáveis.
"De acordo com os princípios fundamentais do grupo de proprietários do clube, de total conformidade e transparência, o clube ajudou proativamente os órgãos reguladores aplicáveis em suas investigações e continuará a fazê-lo."