Vini Jr. x Haaland: duelo de estrelas pode definir semifinal da Liga dos Campeões
Pelo segundo ano consecutivo, o Real Madrid receberá o Manchester City em um mata-mata da Champions League.
Os ingleses chegam ao confronto como o como o clube mais em forma da Europa muito graças a Erling Haaland, atacante de 22 anos, mesma idade de Vinicius Júnior.
Haaland tem já 35 gols na Premier League, e quebrou nesta temporada os recordes de Alan Shearer (34) e Mohamed Salah (32).
No total, o atacante nórdico tem 51 gols em todas as competições pelo City. O ex-atacante do Dortmund também deu oito assistências e aceitou calmamente as rotações de Pep Guardiola diante de uma pesada lista de jogos.
Efeito Haaland
O City mudou vários aspectos táticos com a chegada de Haaland ao Etihad. O primeiro deles é o retorno de um centroavante. No ano passado, Gabriel Jesus, Foden ou Mahrez eram os atacantes na ausência de um matador. O último jogador desse tipo a vestir a camisa celeste foi Sergio Agüero.
Se no City houve uma chuva de mudanças por conta dos vários jeitos de Guardiola jogar, no Real Madrid as principais alterações táticas se deram por conta das várias contusões de Karim Benzema, que já foi sete vezes à enfermaria merengue.
A ausência do francês obrigou Carlo Ancelotti a modificar o papel de um atacante que desperta amor e ódio na Espanha: Vinícius Júnior.
Vini invejável
O brasileiro já tem um currículo invejável no Real Madrid. No ano passado, ele marcou o gol que deu aos Blancos o 14º título da Liga dos Campeões de sua história.
Vinicius também foi fundamental no último título da LaLiga, e também deixou o dele no Mundial de Clubes deste ano, vencido pelos madridistas.
Este ano, Vini Jr. também já ganhou a Supercopa da Europa e foi essencial no título da Supercopa da Espanha (onde marcou um belo gol contra o Barça) e, como se não bastasse, virou referência no ataque de Ancelotti.
O ex-atacante do Flamengo, que já havia conquistado um título da liga e uma Supercopa da Espanha também com o técnico Zidane, mostrou em 2022/2023 uma enorme melhora nas estatísticas.
Após intenso trabalho de finalização na pré-temporada, Vinicius terminou a temporada 2021-2022 com 22 gols e 19 assistências, ficando atrás apenas de Karim Benzema como artilheiro do Real Madrid.
Atualmente, o brasileiro tem 22 gols na temporada (mesmo número que alcançou em toda a temporada passada) e está atrás apenas de Benzema, que anotou 29.
O papel individual de Vinícius é decisivo para Ancelotti: se o Madri estiver com dificuldades, um passe no vazio para o brasileiro pode definir o confronto. Na Champions do ano passado, por exemplo, ele marcou um gol maravilhoso no Etihad que permitiu que os espanhóis diminuíssem a diferença e se mantivessem vivos para o jogo de volta contra o City.
O duelo entre Vinicius e Haaland promete ser decisivo nas semifinais da Liga dos Campeões que começam nesta terça.