Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tragédia em El Salvador: 12 mortos durante tumulto no estádio de Cuscatlán

Partida teve que ser suspensa aos 20 minutos do segundo tempo
Partida teve que ser suspensa aos 20 minutos do segundo tempoAFP
El Salvador está vivendo um de seus dias mais tristes após a tragédia no estádio de Cuscatlán, quando uma debandada antes da partida entre o Alianza e o Futbolistas Asociados Santanecos (FAS) matou 12 pessoas e feriu mais de cem torcedores.

Vários torcedores tiveram de ser levados a hospitais para receber tratamento depois que representantes do time da casa tentaram entrar no estádio quando ele já estava lotado.

As investigações, que já estão em andamento, determinarão se os ingressos foram vendidos em excesso ou quem comprou ingressos falsos.

Diante da multidão do lado de fora do estádio, a polícia ordenou que os portões fossem fechados na tentativa de controlar a situação e evitar o que mais tarde se tornou inevitável.

Porque os torcedores, ao se verem encurralados e empurrados por mais torcedores que também queriam entrar, conseguiram arrombar um dos portões para respirar e causaram a debandada mortal.

"Eles fecharam o portão por uns 25 minutos, as pessoas começaram a se empurrar.As pessoas quebraram o portão porque queriam viver, não queriam assistir ao jogo", disse um torcedor afetado pela debandada.

Um dos mortos, coberto com a bandeira do Alianza
Um dos mortos, coberto com a bandeira do AlianzaAFP

Enquanto tudo isso acontecia, a partida entre o Alianza e o FAS começou a ser disputada normalmente até que teve de ser suspensa aos 20 minutos do segundo tempo, quando os torcedores invadiram o campo em busca de uma fuga do caos que já havia se espalhado pelas arquibancadas.

Uma mulher, segurada por outras pessoas para acalmá-la após a debandada mortal.
Uma mulher, segurada por outras pessoas para acalmá-la após a debandada mortal.AFP

"A Polícia Nacional Civil e a Procuradoria Geral da República realizarão uma investigação minuciosa sobre os fatos ocorridos no Estádio Cuscatlán. Todos serão investigados: equipes, dirigentes, estádio, bilheteria, liga, federação, etc. Quem quer que sejam os culpados, eles não ficarão impunes", tuitou o presidente de El Salvador, Nayib Bukele.

A federação de futebol já anunciou a suspensão do restante da rodada e muitos clubes e entidades de todo o mundo expressaram suas condolências pela tragédia.