Fluminense leva gol no fim, perde para LDU em Quito e sai atrás na Recopa
O jogo de volta é na próxima quinta-feira (22), às 21h30, no Maracanã. O Fluminense tem a missão de encerrar o trauma dos vices da Libertadores (2008) e da Sul-Americana (2009), quando a LDU ergueu as taças no Rio. O Tricolor precisa vencer por um gol de diferença para forçar a prorrogação, e por dois ou mais para conquistar o título no tempo normal.
Confira todos os detalhes de LDU x Fluminense
Antes, o Fluminense tem clássico pelo Campeonato Carioca. O Tricolor encara o Flamengo no domingo (25), às 16h, também no Maracanã, em duelo que vale a liderança da primeira fase.
Castigo no fim
O Fluminense pouco atacou em Quito, mas cumpriu seu papel defensivo com eficácia até os minutos finais. O bom resultado desabou na bola parada, aos 47 do segundo tempo. Em falta de Piovi, Arce desviou de leve e abriu o placar. Após o bandeirinha marcar impedimento, o VAR validou o gol porque Marlon dava condição ao atacante.
A derrota foi ainda mais dolorosa porque o Fluminense pouco sofreu no segundo tempo. Apesar do fôlego reduzido, o time de Fernando Diniz reteve a posse de bola e administrou o empate com certa tranquilidade. Quando a LDU chegava ao ataque, Thiago Santos e Felipe Melo (depois, Marlon) se mostravam sólidos. Lima ainda carimbou a trave minutos antes do gol.
Polêmica e susto no 1º tempo
A Recopa já começou testando o coração do torcedor tricolor. Aos três minutos, Fábio demorou a reagir em um recuo de Thiago Santos e quase deixou a bola entrar. Em todo o primeiro tempo, a LDU só levou perigo real quando o goleiro tricolor deu brechas. Perto do intervalo, o camisa 1 bateu roupa na área e Sebastián González desperdiçou.
Na primeira escapada do Flu, Cano saiu na cara de Domínguez, foi tocado por Quiñónez e caiu na área. O árbitro Andrés Rojas foi chamado ao VAR para checar o possível pênalti, mas nada marcou. Na outra boa chance tricolor, o goleiro salvou chute de Arias. De resto, a LDU, em seu primeiro jogo oficial na temporada, abusou dos cruzamentos e dos chutes de longe.
Marcelo sai no começo
O Fluminense sofreu uma baixa logo aos 14 minutos do primeiro tempo. Marcelo sentiu uma dor no tendão e precisou dar lugar a Diogo Barbosa. Na coletiva pós-jogo, o técnico Fernando Diniz tranquilizou a torcida. "Em princípio não tem lesão grave. Ele foi prudente e fez certo de não continuar para não agravar", disse.