Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fluminense promete dar a vida pela Recopa contra LDU, sua "pedra no sapato"

AFP
Fluminense sofreu gol da derrota, no jogo de ida, nos acréscimos
Fluminense sofreu gol da derrota, no jogo de ida, nos acréscimosMarcelo Gonçalves - Fluminense
Para evitar que a "pedra no sapato" LDU volte a levar a melhor, o Fluminense promete dar a vida no jogo de volta da Recopa Sul-Americana, nesta quinta-feira (29), no Maracanã, a partir das 21h30 (horário de Brasília).

O nome da equipe equatoriana tem um duplo efeito no Rio de Janeiro: enquanto é sinônimo de pesadelo para os tricolores, os rivais não perdoam e brincam com o retrospecto negativo do time das Laranjeiras no confronto direto.

A LDU impediu duas vezes o Fluminense de conquistar um título internacional, até que a equipe carioca conseguiu levantar a Copa Libertadores pela primeira vez no ano passado, ao derrotar o Boca Juniors na final.

Siga a final da Recopa pelo Flashscore

Em 2008, os equatorianos levaram a melhor na decisão da Libertadores. Um ano depois, nova vitória, dessa vez na final da Copa Sul-Americana.

E na quinta-feira passada (22), na altitude de Quito, a LDU abriu vantagem na ida da Recopa com vitória por 1 a 0.

"Mas estamos muito bem. Estamos nos preparando da melhor forma para dar o melhor de nós em campo, com a convicção de ir com tudo para virar. São 90 minutos muito importantes para conquistar um título que o Fluminense não tem", disse, na terça-feira (27), o atacante argentino Germán Cano.

Fluminense terá apoio da torcida para tentar reverter desvantagem
Fluminense terá apoio da torcida para tentar reverter desvantagemMarcelo Gonçalves - Fluminense

Dúvidas nas laterais

Sobre a preparação do Tricolor para a partida, as dúvidas do técnico Fernando Diniz estão nas laterais, com as situações físicas de Marcelo e Samuel Xavier.

"Vai depender da melhora do Marcelo e do Samuel, e como eles vão reagir aos treinamentos", disse Diniz no domingo, após a derrota para o Flamengo (2 a 0) pelo Campeonato Carioca.

Fluminense busca título inédito da Recopa
Fluminense busca título inédito da RecopaMarcelo Gonçalves - Fluminense

Com o time já classificado para as semifinais do estadual, o treinador apostou em uma equipe mista para enfrentar o Rubro-Negro, visando o jogo contra a LDU.

Diogo Barbosa, que entrou no lugar de Marcelo em Quito, e Guga, titular por conta da suspensão de Samuel Xavier, jogaram na esquerda e na direita, respectivamente. Se os donos de ambas as posições não se recuperarem, os dois devem sair jogando no Maracanã.

O ataque também terá uma novidade: o jovem John Kennedy, autor do gol do título contra o Boca, está à disposição depois de cumprir suspensão no jogo de ida.

Douglas Costa é opção de Diniz para aumentar poder ofensivo contra a LDU
Douglas Costa é opção de Diniz para aumentar poder ofensivo contra a LDUMarcelo Gonçalves - Fluminense

Resistência

Se o Fluminense vai dar a vida, a LDU promete resistir em busca de sua terceira Recopa, depois dos títulos em 2009 e 2010, e levantar seu sexto troféu internacional.

"Vamos dar tudo dentro de campo", avisou o volante argentino Ezequiel Piovi antes de viajar ao Brasil.

Com chance de conquistar seu primeiro título na América do Sul, antes do início do Campeonato Equatoriano, o técnico espanhol Josep Alcácer conta com suas principais peças.

No entanto, seu auxiliar, o argentino Adrián Gabbarini, ficará na área técnica porque Alcácer ainda não conta com a licença exigida pela CONMEBOL para dirigir equipes em solo sul-americano.

Sua grande dúvida, segundo a imprensa equatoriana, é se vai apostar desde o início no centroavante paraguaio Alex Arce, autor do gol da vitória em Quito nos acréscimos do segundo tempo.

Prováveis escalações:

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Santos, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli  e Paulo Henrique Ganso; Keno Jhon Arias e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz.

LDU: Alexander Domínguez; José Quintero, Ricardo Adé, Richard Mina e Leonel Quiñónez; Óscar Zambrano e Ezequiel Piovi; Luis Estupiñán, Sebastián González e Jhojan Julio; Jan Hurtado. Técnico: Josep Alcácer.

Árbitro: Facundo Tello (ARG)