Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Aproveitamento do Botafogo cai pela metade no 2º turno do Brasileirão

Guilherme Bianchini
Cuesta mostrou confiança no título do Botafogo
Cuesta mostrou confiança no título do BotafogoVítor Silva/Botafogo
O Botafogo tem uma boa vantagem na liderança do Brasileirão, mas os tropeços seguidos começam a preocupar a torcida. Neste domingo (29), a equipe perdeu em casa para o Cuiabá, por 1 a 0, e viu a distância para o vice-líder ficar em seis pontos (com um jogo a menos).

Os números evidenciam a queda de rendimento do Alvinegro no segundo turno. Nas 10 primeiras rodadas do campeonato, o Botafogo somou 24 pontos de 30 possíveis — 80% de aproveitamento. No returno, a equipe tem metade da pontuação (12). Dessa forma, o aproveitamento caiu para 40%.

Veja como foi Botafogo 0x1 Cuiabá

A diferença se explica, em boa parte, pelos resultados em casa. O Botafogo venceu todas as partidas no "tapetinho" do Nilton Santos no primeiro turno do Brasileirão. Já no segundo, tem só uma vitória em cinco jogos como mandante, com dois empates e duas derrotas.

"Agora é corrigir alguns erros e seguir. Ainda estamos na frente e dependemos de nós", disse Víctor Cuesta após a derrota para o Cuiabá, em entrevista ao SporTV.

A queda do Botafogo em números

1º turno x 2º turno (após 10 jogos):

- Pontos: 24 x 12

- Vitórias: 8 x 3

- Empates: 0 x 3

- Derrotas: 2 x 4

- Aproveitamento: 80% x 40%

- Gols marcados: 18 x 10

- Gols sofridos: 7 x 8

Com os 40% de aproveitamento do segundo turno, o Botafogo terminaria o Brasileirão com 70 pontos. O número não serviria para o título em nenhuma das últimas cinco edições da Série A. Nas 17 temporadas de pontos corridos com 20 clubes, a pontuação garantiria a taça em 8.

Botafogo tem duas vitórias, um empate e uma derrota sob o comando de Lúcio Flávio
Botafogo tem duas vitórias, um empate e uma derrota sob o comando de Lúcio FlávioVítor Silva/Botafogo

Comparação com 2017

Um dos alentos para o Botafogo é a comparação com o Brasileirão 2017. Naquela ocasião, o Corinthians terminou o primeiro turno com os mesmos 47 pontos do Glorioso neste ano. Apesar do aproveitamento de apenas 43,9% no returno, o Timão chegou a 72 pontos e saiu com o título.

A vantagem do Corinthians para o vice-líder após a 30ª rodada, inclusive, era a mesma que o Botafogo tem hoje: 59 a 53. E o Glorioso ainda possui um jogo a menos, devido ao adiamento da partida contra o Fortaleza.

Botafogo tem seis pontos de vantagem na liderança
Botafogo tem seis pontos de vantagem na liderançaFlashscore

Curiosamente, o Palmeiras é o vice-líder em ambos os casos. E o próximo adversário do Botafogo é o próprio Verdão, na quarta-feira (1º), às 21h30, no Nilton Santos. O time de Lúcio Flávio precisa reencontrar a vitória em casa para ficar mais perto da taça.