Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Botafogo bate Grêmio na Arena e abre 10 pontos na liderança do Brasileirão

Eduardo abriu o placar para o Botafogo na Arena
Eduardo abriu o placar para o Botafogo na ArenaVítor Silva/Botafogo
O Botafogo venceu o Grêmio por 1 a 0 neste domingo (9), na Arena do Grêmio, pela 14ª rodada do Brasileirão. Os gols de Eduardo e Carlos Alberto, no segundo tempo, fizeram o Alvinegro abrir 10 pontos de vantagem na liderança.

O Botafogo chegou a cinco vitórias seguidas na Série A, todas sem sofrer gol. De quebra, tirou a invencibilidade do Grêmio em casa no ano, na 19ª partida. Além disso, o Alvinegro encerrou uma série de cinco derrotas para o Tricolor Gaúcho.

Confira a classificação atualizada do Brasileirão

A passos largos rumo ao título, o Bota chegou a 36 pontos e igualou a melhor campanha da história dos pontos corridos em 14 rodadas (Corinthians 2017). O time tem a defesa menos vazada do Brasileirão e as maiores pontuações dentro e fora de casa.

O Grêmio perdeu a vice-liderança do Brasileirão para o Flamengo e caiu para . O Tricolor tem os mesmos 26 pontos do Rubro-Negro, mas com desvantagem no saldo de gols (9 a 4).

Bota resiste e é letal

O roteiro já se repetiu em vários jogos do Botafogo como visitante: o time é pressionado e parece perto de sofrer o gol, mas se segura e dá o bote fatal. Após o Grêmio ter o domínio e criar diversas chances, Eduardo abriu o placar aos 29 minutos do segundo tempo. Di Plácido escapou pela direita e cruzou na medida para o meia completar.

As estatísticas da vitória alvinegra na Arena do Grêmio
As estatísticas da vitória alvinegra na Arena do GrêmioOpta by Stats Perform

O gol alvinegro já poderia ter saído no primeiro tempo, com Tiquinho Soares, mas foi anulado por impedimento de Cuesta. Perto do fim, Carlos Alberto entrou no lugar do camisa 9 e matou o jogo. O atacante recebeu de Marlon Freitas na área, aos 43, e não perdoou.

Carlos Alberto fez o segundo do Botafogo
Carlos Alberto fez o segundo do BotafogoVitor Silva/Botafogo

Suárez no sacrifício

Logo no aquecimento, o uruguaio mostrou incômodo com as dores no joelho que o perseguem. Ainda assim, foi titular e só saiu aos 45 minutos do segundo tempo. Visivelmente no sacrifício, Luis Suárez foi o mais acionado no setor ofensivo do Grêmio.

O uruguaio simbolizou a atuação do Grêmio: tentou de todas as formas e teve boas chances, mas não conseguiu marcar. A melhor delas surgiu aos cinco minutos do segundo tempo, quando Suárez pegou sobra de Lucas Perri fora da área, chutou por cobertura e carimbou o travessão. Pouco depois, o goleiro defendeu um chute do camisa 9 e fez milagre no rebote, de Reinaldo.

Suárez atuou com dores no joelho
Suárez atuou com dores no joelhoLucas Uebel/Grêmio

Atuações

Lucas Perri e Eduardo receberam a nota mais alta da partida no Flashscore: 8,1. Autor da assistência para o primeiro gol, Di Plácido (7,9) também se destacou. No Grêmio, Franco Cristaldo (7,1) foi o único acima de 7. Confira abaixo o desempenho de todos os jogadores.

As notas dos titulares em Grêmio x Botafogo
As notas dos titulares em Grêmio x BotafogoFlashscore

Próximos desafios

O próximo adversário do Botafogo na Série A é o Red Bull Bragantino, no sábado (15), no Nilton Santos. Antes, a equipe visita o Patronato-ARG, na quarta-feira (12), pelo playoff da Sul-Americana

O Grêmio se concentra na volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Bahia, em casa, na quarta. Pelo Brasileirão, o time de Renato Portaluppi só jogará em 22 de julho, diante do Atlético-MG, na Arena. A partida contra o Corinthians, que seria no próximo fim de semana, foi adiada.