Botafogo decepciona de novo, cai para o 5º lugar e Cruzeiro se salva do rebaixamento
O Botafogo desceu uma posição na tabela e é, surpreendentemente, o quinto colocado, com 64 pontos, um atrás do Grêmio, quarto colocado, que venceu o Vasco neste domingo (3).
Veja como foi Botafogo 0 x 0 Cruzeiro
O Glorioso completou o 10º jogo sem vitórias no Brasileirão, com cinco empates consecutivos e três meses sem vencer no Nilton Santos. Na última rodada, o Botafogo pode, até mesmo, terminar na sexta posição se perder para o Internacional e o Red Bull Bragantino derrotar o Vasco, em São Januário.
Foi um grande resultado para o Cruzeiro, que chegou aos 46 pontos, estabilizado na 14ª colocação e a cinco pontos do Bahia. Com a derrota do Tricolor de Aço para o América-MG, o Cruzeiro não pode mais ser ultrapassado, se mantendo na primeira divisão em 2024.
Sem muitas emoções
O primeiro tempo foi melancólico do Botafogo diante da sua torcida. No aquecimento, botafoguenses já tinham atirado pipoca nos atletas em sinal de protesto. Quando a bola rolou, o Cruzeiro, mesmo com um time limitadíssimo, mostrou mais organização tática, especialmente no meio-campo.
Um time organizado, mas sem ímpeto ofensivo. Algo bastante peculiar para o Cruzeiro, detentor do pior ataque do Brasileirão, com apenas 34 gols marcados em 37 jogos. Se a Raposa não era efetiva, o Botafogo não era criativo. A melhor chance do Glorioso veio em finalização de Tiquinho Soares defendida por Rafael Cabral.
Os jogadores do Botafogo seguiram para o intervalo sob vaias da torcida e muita reclamação.
Cruzeiro perde chances e Botafogo enerva o torcedor
Logo no início da etapa final, o Cruzeiro teve uma grande oportunidade de abrir o placar. Matheus Pereira chutou de fora da área e obrigou Perri a fazer uma grande intervenção. O meia cruzeirense ainda teve o rebote, mas o goleiro alvinegro recuperou-se na jogada.
Cinco minutos depois, o Botafogo teve sua melhor chance na partida. Carlos Alberto fez grande jogada na direita e rolou para Luís Henrique. Cara a cara com Rafael Cabral, o atacante perdeu um gol inacreditável. Ele se enroscou com a bola ao tentar dominar e foi vaiado pela torcida.
Aos 13 minutos, o Cruzeiro devolveu o presente com Arthur Gomes "espirrando o taco" em uma jogada inacreditável, após sair livre na área em ataque pela esquerda. O time da casa, com o passar do tempo, mostrou todo o seu nervosismo em campo.
Diego Costa chegou a ir para o jogo, mas não teve uma oportunidade efetiva de marcar. Carlos Alberto foi quem chegou mais perto, com uma cabeçada livre, mas falhou no arremate. No fim, o 0 a 0 se manteve e a Raposa respirou aliviada, enquanto o torcedor do Glorioso protestou.
Próximos desafios
Botafogo e Cruzeiro se despedem do Brasileirão na próxima quarta-feira (6), com jogos no mesmo horário, às 21h30. O Botafogo atua fora de casa contra o Internacional, enquanto o Cruzeiro recebe o líder e virtual campeão brasileiro Palmeiras, no Mineirão.