Botafogo fecha contratação do técnico português Artur Jorge, do Braga
Outras duas opções estavam no páreo: o espanhol Quique Setién, sem clube, e o português Pedro Martins, do Al-Gharafa, do Catar. Após reuniões com todos os alvos, porém, Textor escolheu Artur Jorge.
O treinador do Braga tem contrato até junho de 2025 e multa rescisória de 10 milhões de euros (R$ 54,2 milhões), mas o Botafogo não pagará esse valor, pois a saída de Artur Jorge já estava acertada para o fim da temporada. Os clubes ainda negociam as cifras para uma taxa de compensação.
Artur Jorge ainda comandará o Braga na próxima partida, contra o Portimonense, na segunda-feira (1º). Depois, viajará ao Brasil para oficializar a transferência.
O Botafogo está sem técnico há mais de um mês, desde a demissão de Tiago Nunes, em 22 de fevereiro. A equipe segue invicta sob o comando do auxiliar Fábio Matias, com sete vitórias e um empate.
O interino continuará no cargo para os dois próximos jogos do Alvinegro. A equipe faz a volta da final da Taça Rio no domingo (31), contra o Boavista, e estreia na Libertadores na quarta-feira, diante do Junior Barranquilla.
Conheça Artur Jorge
Artur Jorge está em sua segunda temporada no comando do Braga. Em 2022/23, o técnico conduziu a equipe ao 3º lugar da Liga Portugal, com vaga na Liga dos Campeões. Os Guerreiros do Minho terminaram na 3ª colocação do grupo na Champions, atrás de Real Madrid e Napoli, e caíram na fase de playoffs da Liga Europa, para o Qarabag.
Artur passou pelo próprio Braga no início da carreira, entre 2010 e 2013, mas comandou o sub-19 e o time B. Após trabalhos no Tirsense e no Limianos, das divisões inferiores de Portugal, o treinador voltou ao Braga em 2017. Ele subiu degrau a degrau nas categorias de base até assumir a equipe principal, em 2022.