Botafogo tem vantagem exclusiva sobre rivais na briga pelo título do Brasileirão; entenda
Apesar do cenário desfavorável, o Glorioso tem um ponto que é exclusivo de sua parte: ele é o único time que ainda depende somente de suas próprias forças para ser campeão do maior torneio do país.
Com dois pontos e um jogo a menos que o Palmeiras, o Botafogo pode assumir a liderança no dia 23 de novembro quando, finalmente, fará o jogo que tem a cumprir, fora de casa, contra o Fortaleza, pela 29ª rodada.
A partida não pôde acontecer depois do jogo entre Botafogo x Athletico-PR ter começado no dia 21 de outubro e terminado somente no dia seguinte em virtude de falta de luz elétrica no estádio Nilson Santos. Como a partida terminou com menos de 72h para o duelo diante do Fortaleza, a CBF não teve outra opção a não ser mudar a data deste compromisso.
Depois do Fortaleza, o Botafogo encara, unicamente, times que ainda possuem chances de serem rebaixados, com o favoritismo, pelo menos em teoria, ao seu lado. Segundos dados da UFMG, a chance do time carioca ser campeão é de 28% contra 45,5% do Palmeiras.
Ladeira abaixo
A partir do jogo contra o Athletico-PR, o cenário botafoguense, que já dava sinais de queda de ritmo, se intensificou. O jogo contra o Furacão deu início a uma sequência de seis jogos sem vencer, com rivais como Palmeiras, Grêmio e Red Bull Bragantino aproveitando para diminuir a diferença alvinegra, que chegou a ser de 13 pontos.
Por mais que a fase de todos os concorrentes seja melhor, nenhum deles tem os 60 pontos e 33 jogos que permitem que o Botafogo dependa somente de si para conquistar um título que não aparece no clube há 28 anos.
Novo comandante
Depois de assumir o time contra o Fluminense, na vitória de 2 a 0, que fez o Botafogo apagar sequência de cinco jogos sem vencer, o técnico Lúcio Flávio ainda ajudou o clube a vencer o América-MG por 2 a 1. A partir daí, são seis jogos sem vencer e apenas dois pontos somados em 18 possíveis, permitindo a reação dos adversários.
A diretoria não perdeu (mais) tempo e anunciou a contratação de Tiago Nunes, que chega para tentar salvar o barco botafoguense, que ainda pode terminar o Brasileirão na frente de todos, mesmo que aos trancos e barrancos.