Botafogo vence Palmeiras com gol de Tiquinho e dispara na liderança do Brasileirão
O Palmeiras estacionou nos 22 pontos e perdeu a vice-liderança para o Grêmio, que goleou o Coritiba. O Botafogo quebrou uma invencibilidade de 31 jogos do Verdão no Allianz Parque. A equipe de Abel Ferreira não perdia em casa há quase um ano, desde 2 de julho de 2022 (0x2 Athletico-PR). Foi o primeiro triunfo alvinegro no estádio.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
Os dois times voltam a campo na quinta-feira (29), às 21h, na última rodada da fase de grupos dos torneios continentais. O Botafogo recebe o Magallanes-CHI pela Sul-Americana; o Palmeiras enfrenta o Bolívar pela Libertadores, novamente no Allianz Parque.
No Brasileirão, os próximos compromissos são no domingo (2). O Glorioso faz clássico com o Vasco no Nilton Santos, enquanto o Verdão visita o Athletico-PR na Ligga Arena.
Bota é letal no 1º tempo
O Palmeiras teve 60% de posse de bola e seis finalizações no primeiro tempo. Quem abriu o placar, porém, foi o Botafogo. O gol saiu no primeiro chute alvinegro, aos 28 minutos, com Tiquinho Soares. O atacante ficou com a sobra de um bate-rebate na área, limpou a marcação e acertou o canto de Weverton.
Gustavo Gómez chegou a balançar a rede aos 41 minutos, mas o gol foi anulado pelo VAR, por impedimento. Apesar da pressão alviverde na etapa inicial, Lucas Perri só precisou fazer uma defesa difícil, em chute de Raphael Veiga dentro da área, aos 30.
Veiga perde pênalti
O jogo ficou aberto no segundo tempo. O Botafogo seguiu com as linhas baixas, mas passou a assustar nos contra-ataques. Victor Sá perdeu grande chance aos 15 minutos, quando saiu na cara de Weverton e chutou para fora. Luis Henrique também teve boa oportunidade. Como de costume, o Palmeiras recorreu aos cruzamentos na área, mas sofreu para superar Adryelson e Cuesta.
O empate ficou nos pés de Raphael Veiga, aos 36, após Di Plácido cometer pênalti em Flaco López. O meia, porém, bateu muito mal e mandou para fora. No abafa final, a defesa alvinegra bloqueou chute perigoso de Bruno Tabata. O Botafogo segurou a pressão e garantiu mais uma vitória no Brasileirão.
Atuações
Lucas Perri e Tiquinho Soares alcançaram a nota mais alta da partida no Flashscore: 7,9. Dos titulares alvinegros, apenas Tchê Tchê (6,3) e Júnior Santos (6,8) ficaram abaixo de 7. No Palmeiras, o oposto: só Gustavo Gómez (7,4) e Raphael Veiga (7,1) superaram a marca. Confira abaixo o desempenho de todos os jogadores.