Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Campeonato Italiano sofre com seguidos casos de ruptura de ligamento cruzado

David Olivares
Giorgio Scalvini sai lesionado após o jogo entre Atalanta e Fiorentina, no dia 2 de junho
Giorgio Scalvini sai lesionado após o jogo entre Atalanta e Fiorentina, no dia 2 de junhoMARCO LUZZANI/ GETTY IMAGES EUROPE/ Getty Images via AFP
A Serie A tem sofrido com o afastamento de vários jogadores com ruptura de ligamento cruzado.

Em uma temporada que tem jogos a mais pela Liga dos Campeões, a saturação do calendário europeu é uma realidade. No último semestre, diversos atletas sofreram lesões cruzadas e essa é apenas uma das razões.

Confira a classificação da Serie A

Aqui, vamos analisar alguns casos que marcaram o campeonato italiano na temporada.

Próximos jogos da Serie A
Próximos jogos da Serie AFlashscore

Giorgio Scalvini

Scalvini é um dos defensores mais promissores da Itália. Na verdade, seu nome estava sendo cogitado para reforçar o Real Madrid antes de se lesionar. O zagueiro da Atalanta sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no último jogo da temporada passada, contra a Fiorentina (2 de junho), o que o levou a perder a Eurocopa com a Itália.

O jogador foi substituído por Federico Gatti na seleção. A lesão ocorreu pouco depois de ele ter alcançado o auge da glória com a vitória na Liga Europa com a Atalanta. Scalvini já está treinando com o clube, mas ainda não voltou a jogar e ainda tem alguns meses para se recuperar totalmente.

Alessandro Florenzi

Florenzi ficou fora de grande parte da pré-temporada. A lesão do lateral-direito do Milan aconteceu em 28 de julho, em Nova York, na vitória por 3 a 2 em um amistoso contra o Manchester City. A operação envolveu a reconstrução do ligamento cruzado anterior e o reparo do menisco lateral do joelho direito.

Gianluca Scamacca

A Atalanta, apesar de ter conquistado o primeiro título europeu em maio e de estar indo muito bem na Serie A nesta temporada (está em segundo lugar, um ponto atrás do Napoli, a quem derrotou recentemente por 3 a 0), é o clube mais afetado por esse tipo de lesão.

Scamacca sofreu uma ruptura de ligamento em 5 de agosto, em um amistoso contra o Parma. O diagnóstico foi ruptura do ligamento cruzado do joelho esquerdo. O atacante estava brilhando: marcou 12 gols na Serie A, um na Copa da Itália e seis na Liga Europa em uma temporada histórica para o time de Bergamo.

Bremer

O zagueiro brasileiro da Juventus sofreu uma lesão no dia 3 de outubro na partida contra o Leipzig, pela Liga dos Campeões. Bremer sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior, o que o afeta pelo resto da temporada.

Na partida, a equipe de Turim venceu por 3 a 2, depois de jogar com um jogador a menos (Di Gregorio expulso), e terminou com uma virada aos 37 minutos do segundo tempo. No entanto, a felicidade não foi completa devido à grave lesão de um dos pilares na defesa.

Duván Zapata

Zapata, do Torino, que já jogou no Napoli, Udinese, na Sampdoria e Atalanta, rompeu o ligamento cruzado anterior, o menisco medial e o menisco lateral na partida contra a Inter de Milão, no dia 5 de outubro.

Assim, El Toro ficou sem o capitão durante toda a temporada 2024/25.

A lesão de Duván Zapata no jogo contra o Inter-Torino
A lesão de Duván Zapata no jogo contra o Inter-TorinoLORIS ROSELLI/ NurPhoto/ NurPhoto via AFP

Juan Cabal

O último a entrar na lista foi Juan Cabal. O colombiano da Juventus sofreu lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, de acordo com o clube.

Cabal, que estava atuando em alto nível, se lesionou durante treino da seleção colombiana, que está se preparando para os próximos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo contra o Uruguai e o Equador. A extensão exata da lesão foi revelada na quinta-feira (13).

Outros casos

Infelizmente, a lista não termina aqui. Há outros jogadores que se despediram da temporada, ou de boa parte dela, por causa da lesão no cruzado. É o caso de Nicolò Cambiaghi (Bologna), Mateusz Kowalski - que rompeu com a equipe sub-20 da Polônia -, Alessandro Circati (Parma), Emirhan Ilkhan (Torino) ou Saba Sazonov (Empoli).

Além disso, houve outras lesões graves na Serie A que não têm nada a ver com o cruzado, como Ruslan Malinovskyi, do Genoa, que sofreu uma luxação na articulação e uma fratura na fíbula contra o Venezia em setembro.

Também em setembro, Alexis Sanchez, da Udinese, sofreu uma contusão miofascial na panturrilha medial da perna esquerda durante o treinamento e ainda não estreou pelo novo time. 

Gaetano Castrovili, da Lazio, terá de passar por uma nova cirurgia. Desta vez, ele sofreu uma lesão no menisco medial da perna esquerda, que deve deixá-lo fora de ação por mais de um mês e meio.