Com arbitragem polêmica, Corinthians e São Paulo empatam e mantêm tabu na Arena
O quarto empate seguido entre os rivais na Arena deixou o Corinthians na beira da zona de rebaixamento, em 16º, com cinco pontos. A equipe entrará no Z4 se o Goiás vencer o Botafogo neste domingo. O São Paulo chegou a nove pontos e caiu para o 10º lugar.
Os dois times, agora, se concentram no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na quarta-feira (17). Às 20h, o São Paulo visita o Sport na Ilha do Retiro; às 21h30, o Corinthians enfrenta o Atlético-MG no Mineirão.
Confira a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro
Pelo Brasileirão, o Tricolor volta a campo no sábado (20), contra o Vasco, no Morumbi. Um dia depois, o Timão encara o Flamengo no Maracanã.
São Paulo joga melhor
Apesar da igualdade no placar, o clássico reforçou o momento das duas equipes: o São Paulo está em evolução e o Corinthians tem muito a melhorar. Ainda invicto sob o comando de Dorival Júnior, o Tricolor mostrou organização e foi superior ao rival durante os 90 minutos. Em bela jogada coletiva, aos 15 minutos, Michel Araújo recebeu de Rafinha na área e chutou forte para abrir o placar.
Mesmo com a boa atuação, esta foi a única finalização certa do São Paulo no jogo. Calleri até fez outro gol logo depois, em rebote de cabeçada na trave, só que o lance foi anulado por falta em Fagner. O Tricolor seguiu com o controle da posse no segundo tempo, após o empate do Corinthians, mas reduziu o ímpeto e foi menos incisivo.
Luxa segue sem vencer
Do lado do Corinthians, a aposta de Vanderlei Luxemburgo no jovem Wesley (18) foi recompensada nos acréscimos do primeiro tempo. O menino partiu para cima de Rafinha, foi tocado e o juiz marcou pênalti. Róger Guedes bateu bem e empatou. Em mais uma atuação de pouquíssima inspiração do setor ofensivo, a jogada do camisa 36 foi um oásis.
No segundo tempo, o time alvinegro só assustou em um chute de Adson para fora, já nos acréscimos. O Corinthians chegou a cinco partidas sem vitória — quatro delas sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. No Brasileirão, o único triunfo foi na estreia, contra o Cruzeiro.
Arbitragem polêmica
Em uma rodada marcada por muitas críticas à arbitragem, o Majestoso não fugiu à regra. As reclamações vieram principalmente do São Paulo, por um gol anulado de Calleri e pelo pênalti marcado para o Corinthians. As queixas renderam um cartão vermelho para o auxiliar Lucas Silvestre e um amarelo para Luciano.
Aos 21 minutos, quando o Tricolor vencia por 1 a 0, Calleri ganhou pelo alto de Fagner e cabeceou na trave. No rebote, mandou para dentro. O juiz Bruno Arleu de Araújo, porém, viu uma carga do atacante no lateral e parou o lance antes da segunda finalização. Nos acréscimos da etapa inicial, o árbitro marcou pênalti quando Wesley driblou Rafinha e caiu no chão após ser tocado pelo lateral.
No intervalo, Michel Araújo, do São Paulo, disparou contra a arbitragem. "O juiz deu o empate para o Corinthians. Não foi falta no gol do Calleri e não foi pênalti para o Corinthians. A gente tem que lutar contra tudo e voltar mais ligado, porque tem 12 jogadores lá", disse o uruguaio em entrevista à Globo.
Atuações
Robert Arboleda teve atuação segura na zaga são-paulina e obteve a nota mais alta entre os titulares de Corinthians x São Paulo — 8,0. Entenda aqui como funciona o sistema de avaliação do Flashscore. Do lado alvinegro, Róger Guedes recebeu 7,6 e foi o melhor do time. Confira abaixo o desempenho de todos os jogadores.