Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Corinthians vence batalha contra o Grêmio na Arena e se aproxima da permanência

Guilherme Bianchini
Romero fez o gol da vitória heroica do Corinthians em Porto Alegre
Romero fez o gol da vitória heroica do Corinthians em Porto AlegreRodrigo Coca/Ag. Corinthians
O Corinthians venceu o Grêmio por 1 a 0 neste domingo (12), na Arena do Grêmio, em duelo emocionante pela 34ª rodada do Brasileirão. O Timão jogou com um a menos desde o começo, por expulsão de Bruno Méndez, mas resistiu à pressão e marcou com Ángel Romero. Bruno Alves, do Tricolor, também foi expulso na reta final.

O triunfo heroico em Porto Alegre deixou o Corinthians bem perto da permanência na Série A. O Timão subiu provisoriamente para o 11º lugar, com 44 pontos, 7 acima do Z4.

Confira a classificação atualizada do Brasileirão

Já o Grêmio, com a derrota em casa, perdeu a chance de assumir a liderança do campeonato. O Tricolor caiu para o 3º lugar, com 59 pontos, 3 atrás do Palmeiras. O Botafogo é o 2º, com 60 e um jogo a menos.

Corinthians e Grêmio voltam a campo após a Data FIFA. O Timão tem confronto direto contra o Bahia, na Neo Química Arena, em 25 de novembro. Um dia depois, o Tricolor visita o Atlético-MG na Arena MRV.

1º tempo eletrizante

A etapa inicial em Porto Alegre teve roteiro de um jogo completo: polêmica de arbitragem, expulsão, pressão e gol. No começo, tudo parecia dar errado para o Corinthians. Aos seis minutos, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima ignorou pênalti de João Pedro em Matheus Bidu. No lance seguinte, Bruno Méndez foi expulso por entrada violenta em Besozzi — após consulta ao VAR.

Árbitro expulsou Bruno Méndez após consulta ao VAR
Árbitro expulsou Bruno Méndez após consulta ao VARAFP

O técnico Mano Menezes não precisou repor a defesa, pois havia entrado com três zagueiros. O Grêmio se lançou ao ataque e pressionou, mas não conseguiu criar grandes chances. Sólido atrás, o Timão foi letal quando chegou à frente. Aos 32 minutos, em bola alçada na área, Lucas Veríssimo ajeitou e Ángel Romero abriu o placar.

Corinthians resistiu à pressão do Grêmio na Arena
Corinthians resistiu à pressão do Grêmio na ArenaProfimedia

Polêmicas e drama

Logo na volta do intervalo, Cássio fez grande defesa em uma falta de Luis Suárez. O Grêmio seguiu em cima do Corinthians e levou mais perigo, sobretudo na bola aérea. Em uma delas, Suárez pediu pênalti em briga por espaço com Lucas Veríssimo. O drama do Timão aumentou aos 26, quando Cássio sentiu dores no joelho e deu lugar a Carlos Miguel.

As estatísticas da vitória do Timão em Porto Alegre
As estatísticas da vitória do Timão em Porto AlegreOpta by Stats Perform

A Fiel, porém, começou a respirar aliviada aos 36. O juiz deu cartão vermelho direto para Bruno Alves por falta em Fagner. O zagueiro não acertou o lateral em cheio, mas a decisão de campo foi mantida. Mesmo com a igualdade numérica, o Corinthians seguiu plantado na defesa para segurar o resultado. Em mais uma estocada perigosa, Romero quase ampliou. No fim, 1 a 0 garantido e permanência encaminhada.

Veja todos os detalhes de Grêmio x Corinthians

Atuações

Cássio (8,7) mostrou segurança durante a pressão do Grêmio e alcançou a nota mais alta da partida. Autor do gol, Romero (8,3) veio logo atrás. No Grêmio, Bruno Alves (5,3) foi expulso e saiu como destaque negativo. Confira abaixo o desempenho de todos os jogadores.

Bruno Méndez ficou sem nota por não ter alcançado 10 minutos em campo
Bruno Méndez ficou sem nota por não ter alcançado 10 minutos em campoFlashscore