Corinthians vence batalha contra o Grêmio na Arena e se aproxima da permanência
O triunfo heroico em Porto Alegre deixou o Corinthians bem perto da permanência na Série A. O Timão subiu provisoriamente para o 11º lugar, com 44 pontos, 7 acima do Z4.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
Já o Grêmio, com a derrota em casa, perdeu a chance de assumir a liderança do campeonato. O Tricolor caiu para o 3º lugar, com 59 pontos, 3 atrás do Palmeiras. O Botafogo é o 2º, com 60 e um jogo a menos.
Corinthians e Grêmio voltam a campo após a Data FIFA. O Timão tem confronto direto contra o Bahia, na Neo Química Arena, em 25 de novembro. Um dia depois, o Tricolor visita o Atlético-MG na Arena MRV.
1º tempo eletrizante
A etapa inicial em Porto Alegre teve roteiro de um jogo completo: polêmica de arbitragem, expulsão, pressão e gol. No começo, tudo parecia dar errado para o Corinthians. Aos seis minutos, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima ignorou pênalti de João Pedro em Matheus Bidu. No lance seguinte, Bruno Méndez foi expulso por entrada violenta em Besozzi — após consulta ao VAR.
O técnico Mano Menezes não precisou repor a defesa, pois havia entrado com três zagueiros. O Grêmio se lançou ao ataque e pressionou, mas não conseguiu criar grandes chances. Sólido atrás, o Timão foi letal quando chegou à frente. Aos 32 minutos, em bola alçada na área, Lucas Veríssimo ajeitou e Ángel Romero abriu o placar.
Polêmicas e drama
Logo na volta do intervalo, Cássio fez grande defesa em uma falta de Luis Suárez. O Grêmio seguiu em cima do Corinthians e levou mais perigo, sobretudo na bola aérea. Em uma delas, Suárez pediu pênalti em briga por espaço com Lucas Veríssimo. O drama do Timão aumentou aos 26, quando Cássio sentiu dores no joelho e deu lugar a Carlos Miguel.
A Fiel, porém, começou a respirar aliviada aos 36. O juiz deu cartão vermelho direto para Bruno Alves por falta em Fagner. O zagueiro não acertou o lateral em cheio, mas a decisão de campo foi mantida. Mesmo com a igualdade numérica, o Corinthians seguiu plantado na defesa para segurar o resultado. Em mais uma estocada perigosa, Romero quase ampliou. No fim, 1 a 0 garantido e permanência encaminhada.
Veja todos os detalhes de Grêmio x Corinthians
Atuações
Cássio (8,7) mostrou segurança durante a pressão do Grêmio e alcançou a nota mais alta da partida. Autor do gol, Romero (8,3) veio logo atrás. No Grêmio, Bruno Alves (5,3) foi expulso e saiu como destaque negativo. Confira abaixo o desempenho de todos os jogadores.