Em reencontro com torcida na elite, Cruzeiro vence o Grêmio pelo Brasileiro
Um dos principais duelos do jogo aconteceu entre Bruno Rodrigues e Gabriel Grando. Nos confrontos diretos no primeiro tempo, melhor para o goleiro gremista, que quase evitou o gol do atacante no segundo tempo.
O jogador celeste saiu de campo como heroi da noite pelo tento da vitória e pela entrega sem a bola. Com ela nos pés, foi com ele que apareceu boa parte dos perigos azuis. O Grêmio, muito desfalcado, sentiu falta de peças que poderiam deixar o time mais competitivo.
Os principais méritos do Cruzeiro vieram na sua organização e no empenho permanente, conseguindo empurrar o Grêmio pra trás durante boa parte do jogo. O time gaúcho jogou abaixo do seu potencial e mais correu atrás do adversário do que esteve com a bola em seus pés para criar.
Amplo domínio
O domínio do Cruzeiro no primeiro tempo começou por volta dos 25 minutos, com o time celeste por mais tempo com a bola no campo do Grêmio e conseguir construir jogadas de perigo. Por mais de uma vez, o goleiro Gabriel Grando precisou trabalhar bem para evitar que o Cruzeiro marcasse. Bruno Rodrigues era o principal tormento do arqueiro gremista, que mostrou serviço.
Rondando a área do Grêmio com alguma frequência, o gol do Cruzeiro parecia amadurecer. Ao time gaúcho restou uma única chance com Suárez, no primeiro minuto de jogo.
A parte defensiva funcionou na primeira hora de jogo, antes de espaços aparecerem para fazer o Cruzeiro ameaçar com mais vigor. Demorou para o Grêmio reencontrar, no primeiro tempo, um momento de posse de bola e troca de passes, deixando de só se defender.
Martelando
O Cruzeiro conseguiu repetir, no segundo tempo, a ação de sufocar o Grêmio. O time tricolor tinha muita dificuldade de sair do seu campo de defesa. Aos 10 minutos, a chance que todo centroavante espera apareceu para Gilberto. De frente para o goleiro, da marca do pênalti, ele chutou por cima, em grande chance perdida.
A justiça foi feita aos 18 minutos com Bruno Rodrigues. A cobrança de escanteio o encontrou livre no segundo poste para bater de primeira, sem muita precisão. A bola quicou no gramado antes de encobrir Grando e fazer a China Azul explodir no Horto. Com 22 minutos do segundo tempo, o número de finalizações explicava boa parte do que era o jogo: 17 x 4.
O 1 a 0 no placar mostrava que qualquer chegada do Grêmio podia ser perigosa demais. Participando pouco do jogo, o goleiro Rafael Cabral mostrou estar atento nas poucas chegadas do Grêmio.
A defesa celeste se comportou bem, conseguindo sustentar os avanços do Grêmio, que vieram com mais intensidade nos minutos finais, em busca de um empate que não se confirmou.
Na quinta-feira, o Grêmio recebe o ABC pela 3ª fase da Copa do Brasil depois de fazer por 2 a 0 em Natal. Na terça, o Cruzeiro joga em casa com o Náutico, tendo perdido em Recife por 1 a 0.