Fernando Diniz será o técnico interino da Seleção Brasileira
A informação é do ge.globo. O contrato de Diniz com a Seleção será de seis meses ou um ano, a depender de quando o futuro treinador fixo assumir.
O Brasil tem seis jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo neste ano, em três Datas FIFA diferentes. No acordo da CBF com o Fluminense, Fernando Diniz deve se apresentar à Seleção durante a pausa do futebol de clubes, assim como os jogadores. A estreia seria contra a Bolívia, em 6 de setembro.
Em 2024, o principal compromisso da Seleção é a Copa América, entre 20 de junho e 14 de julho. Caso Carlo Ancelotti de fato assuma o comando, resta a dúvida de quem seria o técnico do Brasil no torneio. O contrato do italiano com o Real Madrid vai até 30 de junho, mas a temporada do clube acaba em 1°/6.
Conciliação com Flu
Fernando Diniz tem contrato com o Fluminense até o fim de 2024. Caso comande a Seleção por um ano, ele deixará o time sem técnico em seis Datas FIFA.
2023:
- 4 a 12 de setembro (Eliminatórias)
- 9 a 17 de outubro (Eliminatórias)
- 13 a 21 de novembro (Eliminatórias)
2024:
- 18 a 26 de março (amistosos)
- 3 a 11 de junho (amistosos)
- 14 de junho a 14 de julho (Copa América)
O Fluminense deve jogar um dia depois do término das três Datas FIFA deste ano. Em todas elas, porém, a Seleção faz seus últimos compromissos com antecedência.
Na Data FIFA de setembro, por exemplo, o Brasil finaliza sua participação no dia 9, contra o Peru. O mesmo acontece em outubro (Uruguai em 14/10) e novembro (Argentina em 18/11).
Exemplo de Luxa
Comandar clube e seleção não é inédito no Brasil. Em 1998, Vanderlei Luxemburgo acumulou os cargos de técnico do Corinthians e da Seleção Brasileira.
Naquele ano, Luxa conquistou o Campeonato Brasileiro com o Timão. Após o fim da temporada, porém, o treinador deixou o clube e ficou apenas na Seleção.