FlashFocus: "bad boy" Marko Arnautovic segue dando sua dose de contribuição em campo
Certa vez, José Mourinho fez um julgamento importante sobre um de seus pupilos. "Ele é um cara legal, mas tem a cabeça de uma criança", disse o português em 2010 sobre o atacante austríaco Marko Arnautovic.
Na época, Mourinho era técnico da Inter de Milão e tentou, sem sucesso, fazer com que o jovem talentoso se tornasse parte integrante da sua equipe. Jogando ao lado de jogadores lendários como Zanetti, Sneijder e Chivu, o então super talento de 20 anos parecia uma causa perdida.
Escândalos em sequência
Na época, Arnautovic fez de tudo para confirmar o julgamento severo de Mourinho. Ele quase não teve tempo de jogo, mas seu nome aparecia com frequência nas manchetes. Em 2010, ele pegou emprestado o Bentley do companheiro de equipe Samuel Eto'o para uma noite - o carro de luxo foi roubado sem cerimônia.
Em 2012, Arnautovic foi parado pela polícia em Viena. Ele cumprimentou o policial com extrema confiança: "Eu tenho tanto dinheiro que posso comprar sua vida". Um ano depois, ele foi pego junto com Eljero Elia em uma corrida noturna de carros. Seu time na época, o Werder Bremen, suspendeu os dois jogadores.
A carreira de Marko Arnautovic parecia ter acabado antes mesmo de começar. Ele corria o risco de se juntar à longa fila de eternos prodígios.
Homem de família
Mas nada aconteceu. Arnautovic voltou aos trilhos. Hoje ele tem 35 anos e está novamente sob contrato com a Inter. Embora seja apenas reserva dos campeões italianos, ele ainda é uma parte importante da equipe. Aos olhos de seu técnico Simone Inzaghi, o veterano "pode ser uma grande ajuda".
Ele só fez três jogos na temporada 2024/25 da Serie A. Mas Arnautovic está lá quando é necessário. Ele se coloca a serviço da equipe e consegue se subordinar.
Há dois motivos pelos quais Arnautovic acabou se tornando um jogador adulto em vez de uma piada: suas duas filhas, Alicia e Emilia. Ele se tornou pai pela primeira vez em 2014 e logo se deu conta de sua responsabilidade. Em pouco tempo, o bad boy se transformou em um homem de família.
Durante seu tempo no Stoke City (2013-2017), ele finalmente conseguiu se livrar de sua imagem de enfant terrible. Mais tarde, ele também se tornou o favorito do público no West Ham. Pelo menos por um curto período. Os torcedores ainda não o perdoaram por ter dado as costas aos Hammers no verão de 2019 para ganhar um grande salário na China.
Infância turbulenta
Embora a mudança para o Extremo Oriente tenha se revelado um erro do ponto de vista esportivo, a carreira de Marko Arnautovic merece grande respeito.
Ele é um menino de rua que cresceu em Viena-Floridsdorf, o chamado distrito problemático. A taxa de criminalidade neste local está acima da média e as inúmeras etnias fazem do bairro um caldeirão fervilhante. Era fácil cair em más influências. Muitos de seus amigos de infância acabaram na prisão.
Mas jogar futebol deu a Arnautovic uma base sólida. Ele aprendeu a chutar uma bola nas gaiolas de Viena - pequenos campos de concreto cercados, onde o fair play é um conceito estranho. O foco não está no sucesso da equipe, mas no espetáculo. Isso caracterizou seu estilo de jogo obstinado.
Ponto final na Copa do Mundo de 2026?
Embora a Áustria raramente produza grandes talentos do futebol, o jogador nem sempre foi amado em seu país natal. Atleticismo e determinação são as grandes virtudes do jogador, com o controle da bola e a técnica vindo em segundo lugar.
No entanto, os austríacos já se acostumaram ao seu estilo de jogo. Além disso, eles aprenderam a gostar dele. Apesar de sua idade avançada, Arnautovic se tornou peça frequente da equipe nacional. Ele agora é o recordista da seleção com 120 partidas. Ele tem 39 gols internacionais, e o recorde de 44 gols de Toni Polster está ao seu alcance.
O técnico da equipe austríaca, Ralf Rangnick, prefere um estilo de pressão agressivo e com muita corrida. Isso não combina com o estilo de jogo de Marko Arnautovic. Ele adora proteger a bola, atrair os adversários para si e tabelar com seus companheiros de equipe em espaços apertados. Parece elegante, mas diminui a velocidade do jogo. No entanto, "Arnie" é indispensável para Rangnick.
A equipe austríaca está em ascensão e a classificação para a Copa do Mundo de 2026 é uma possibilidade clara. Se tudo correr conforme o planejado, Arnautovic encerrará sua passagem na seleção após a Copa, o que seria um final digno para uma carreira única.