Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fluminense vence Coritiba e rebaixa o Coxa para a Série B do Brasileirão

Daniel Ottoni
Cano chegou aos 39 gols na temporada 2023
Cano chegou aos 39 gols na temporada 2023Profimedia
O Fluminense segue sem perder após conquistar a Copa Libertadores e se garantir no Mundial de Clubes. Neste sábado (25), o Tricolor carioca venceu o Coritiba por 2 a 1, rebaixando o adversário, pela sétima vez, para a Série B do Brasileirão. O jogo foi válido pela 35ª rodada do Brasileirão e aconteceu no Maracanã.

O resultado coloca o Flu, melhor mandante da Série A, na 7ª posição com 53 pontos, chegando ao quinto jogo de invencibilidade, contando a decisão diante do Boca pelo torneio continental. 

O Coritiba, que tinha escassas chances de se manter na elite, agora está matematicamente na Segundona.

Números do jogo
Números do jogoOpta by Stats Perform

As duas vitórias seguidas do Coxa deram um fio de esperança para a manutenção, que foi por água abaixo com mais uma derrota, a 22ª em 35 jogos. O time ocupa a 19ª e penúltima colocação com 29 pontos, faltando três rodadas para o fim do torneio. 

O Fluminense volta a jogar na quarta-feira (29), contra o Santos, fora de casa. O Coritiba recebe o Botafogo no mesmo dia. 

Veja como foi Fluminense x Coritiba

Mais números do jogo
Mais números do jogoOpta by Stats Perform

Jogo aberto

O duelo de times com muito pouco (ou quase nada) a perder fez o confronto ser aberto. Jogando em casa, o Fluminense tomou a iniciativa da partida, principalmente pelos lados do campo com Arias e John Kennedy. Cano perdeu uma oportunidade que ele não está acostumado a desperdiçar logo aos 2 minutos, chutando muito por cima, depois de receber livre na marca do pênalti.

O Coritiba, por sua vez, buscava explorar os erros do Fluminense para sair em velocidade no contra-ataque. 

Números de Cano contra o Coxa
Números de Cano contra o CoxaOpta by Stats Perform

Por duas vezes, o Coxa levou perigo ao atual campeão da Libertadores. Fábio fez boa defesa aos 15 minutos antes de Gómez perder grande chance, de frente pro gol, aos 27, em boa trama paranaense. 

A saída de Felipe Melo, gripado, aos 25 minutos, fez Fernando Diniz fazer um novo teste no seu elenco, pensando no Mundial de Clubes, que vai acontecer entre 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita. A estreia do Flu está marcada para o dia 18 contra adversário a ser definido. O jovem atacante Isaac recebeu oportunidade, com o volante André sendo recuado para o miolo de zaga. 

Coxa sofreu nova queda e não evitou o sétimo rebaixamento da sua história
Coxa sofreu nova queda e não evitou o sétimo rebaixamento da sua históriaProfimedia

Rival sem ajudar

O sonho do Coxa de seguir na elite se tornou quase impossível ainda no primeiro tempo, após o Vasco somar um ponto no empate contra o Athletico-PR. Restava ao time sulista vencer para seguir com alguma chance de escapar de um rebaixamento quase inevitável. 

Sem fazer um bom jogo, o Fluminense irritava Diniz na beira do campo, com John Kennedy e Isaac sendo travados em tentativas de chute antes do intervalo. O Flu foi pro vestiário em vantagem quando, nos acréscimos, Cano acertou um chutaço de fora da área para mostrar seu poder de definição. 

Movimentação e espaços abertos

O Fluminense esteve bem mais solto no segundo tempo, com as trocas de passes e movimentações acontecendo com naturalidade. A nova postura fez mais espaços surgirem, com a qualidade ofensiva do time permitindo ampliar o placar. 

Arias acertou a trave, de cabeça, antes de John Kennedy dobrar a vantagem em novo golaço, aos 17, também de fora da área, encaminhando a vitória do time do Rio de Janeiro. As trocas de posições das peças do time da casa dificultavam, ainda mais, a marcação do Coritiba. Marcelo teve liberdade para atuar como um meia direita, com Lima virando um lateral-direito. 

O Coritiba não foi o mesmo do primeiro tempo, chegando a acertar o travessão de Fábio em erro de saída de bola dos anfitriões, mostrando que a noite não era mesmo dos visitantes, que deixaram o que podiam dentro de campo, mas amargando mais um rebaixamento para a história do clube. Antes do apito final, o espanhol Jesé Rodriguez fez o de honra. 

John Kennedy acertou belo chute para dobrar o marcador
John Kennedy acertou belo chute para dobrar o marcadorProfimedia