Fortaleza aprova SAF com 1195 votos favoráveis; saiba detalhes
Em um primeiro momento, o Fortaleza não venderá suas ações, como aconteceu com outros clubes do futebol brasileiro. Dos sócios que participaram da votação, 95,14%, ou seja, 1195 aprovaram a criação da SAF.
A outra pergunta do pleito era se os sócios aprovavam a mudança do estatuto do clube, com 1202 votos favoráveis à alteração, ou seja, 95,7% dos participantes.
A SAF do Fortaleza inspirou-se no modelo do Bayern de Munique, que estabelece a manutenção do controle dentro da instituição. No futebol brasileiro, o modelo assemelha-se ao do América-MG.
Com isso, a associação que administra o Fortaleza mantém, dentre outros pontos, os ativos imboliários sob posse do clube.
Na SAF do Cruzeiro, por exemplo, Ronaldo Fenômeno tornou-se dono da estrutura destinada ao departamento de futebol, obtendo sob sua gestão à posse das Tocas da Raposa 1 e 2.
No caso do Fortaleza, o investidor futuro terá que pagar ao clube pela utilização de instalações da agremiação como o centro de treinamento e o centro de excelência.
O Fortaleza passará a ter uma estrutura corporativa e um CEO tomará conta de todo o departamento de futebol, administrando base e o profissional masculino e feminino. A associacão poderá demitir o executivo, uma vez que o cargo será preenchido por contratação e análise de currículo profissional.