Fortaleza bate Bragantino, quebra jejum de 10 jogos e se aproxima da Sula
O resultado livrou matematicamente o Fortaleza do risco de rebaixamento. O Leão do Pici chegou a 48 pontos, assumiu o 11º lugar e ficou perto de confirmar a vaga na Copa Sul-Americana 2024. Basta vencer o rebaixado Goiás no próximo domingo (3), às 18h30, no Castelão, para assegurar a classificação.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
Mesmo com três derrotas seguidas e cinco jogos sem vitória, o Red Bull Bragantino está garantido na Pré-Libertadores — graças ao empate do Athletico-PR com o Cruzeiro. A vaga no G4, porém, ficou distante. O Massa Bruta ocupa o 6º lugar, com 59 pontos, 4 atrás da zona de classificação direta. O próximo adversário é o rebaixado Coritiba, no domingo, em casa.
Calebe brilha e Laion é letal
O Fortaleza teve apenas 29% de posse de bola e três finalizações na primeira etapa, mas abriu 2 a 0 com 23 minutos. Fiel à proposta de jogo, a equipe de Juan Pablo Vojvoda castigou nos contra-ataques. Aos 14, Calebe arrancou em velocidade e encontrou Yago Pikachu, que fuzilou para abrir o placar.
O próprio Calebe ampliou aos 23, quando recebeu de Galhardo, passou por Lucas Cunha e marcou um belo gol. O Bragantino correu atrás do prejuízo e diminuiu nos acréscimos do primeiro tempo. Eduardo Sasha colocou o pé em um chute de Eric Ramires e desviou para dentro.
Bragantino pressiona com dois a menos
O segundo tempo era bem morno até Pedro Augusto perder uma chance incrível, aos 23 minutos, na cara de Cleiton. Pouco depois, o árbitro Dênis Ribeiro Serafim foi ao VAR e expulsou Eric Ramires, do Bragantino, por pisão no próprio Pedro Augusto. Parecia mentira, mas aos 34, novamente com revisão no VAR, o juiz deu vermelho para Alerrandro por chute em Brítez.
A diferença numérica teve efeito reverso em campo. Desesperado para encerrar o jejum de vitórias, o Fortaleza se fechou para segurar o resultado e deixou a bola com o Bragantino. No abafa, aos 46, Fernando Miguel fez grande defesa em chute de Realpe para evitar o empate. Aos trancos e barrancos, o Laion reencontrou o triunfo.