Fortaleza enfia 4 no Santos na estreia do técnico Diego Aguirre no Peixe
A partida aconteceu no estádio do Castelão, na capital cearense, colocando fim no jejum do Leão do Pici, que não marcava há dois jogos pelo torneio. O Santos voltou a mostrar diversas falhas defensivas, principalmente no segundo tempo, quando se desmoronou com a pressão dos donos da casa.
O resultado coloca o Fortaleza na 11ª posição, mantendo o Santos como primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
Este foi o quinto jogo seguido do time santista sem vitória na Série A, com os donos da casa voltando a vencer depois de quatro derrotas seguidas no torneio. O Fortaleza chegou para o confronto após se classificar para as quartas de final da Sul-Americana.
O Fortaleza volta a jogar no sábado (19), fora de casa, contra o Internacional. O Santos enfrenta o Grêmio, em casa, no domingo (20), ambos os jogos pelo Brasileirão.
Jogo morno, quase frio
O jogo começou truncado antes do Fortaleza se apresentar mais no seu campo de ataque. O Santos teve boa postura defensiva, mas ficou nisso.
A equipe do técnico Diego Aguirre se limitou a tentar fechar os espaços e fazer uma forte marcação, sem conseguir manter a posse de bola e trocar passes. Tal desempenho era perigoso demais para as pretensões de sair do Castelão com algum ponto na bagagem.
O Fortaleza se aproveitou para ganhar terreno, mas teve dificuldade para criar chances de perigo, com os dois goleiros sendo pouco ameaçados na etapa inicial.
Mais emoção e três pontos definidos
O Fortaleza seguiu tomando a iniciativa no segundo tempo diante de um Santos inoperante, que se recuava cada vez mais. Apesar da dificuldade para finalizar as jogadas, o Fortaleza foi premiado por sua insistência.
Passe de Pochettino encontrou Machuca na área para abrir o placar e fazer seu primeiro gol pelo Leão. Galhardo teve importante participação ao fazer um corta-luz no meio do caminho.
O chute de Patati, de 19 anos, aos 17 minutos, foi a melhor chance do Santos no segundo tempo, com João Ricardo fazendo boa defesa. A entrada de Soteldo, voltando a jogar depois de 40 dias, foi uma tentativa que pouco funcionou.
Com mais volume, o Fortaleza decretou a vitória em três minutos. Aos 35 minutos, em bola aérea após cobrança de escanteio, Vladimir não saiu e Tite ganhou a disputa com Basso, que fez contra.
Ainda teve tempo para Caio Alexandre fazer o terceiro aos 38 minutos. Bruno Pacheco deu números finais no justo triunfo pelo que foi apresentado pelos dois times.