Futebol 360 com Betão: Definições do Brasileirão vão ficar para a última rodada
E após, pois todos fizeram contas para saber as possibilidades e necessidades de cada clube nas últimas três rodadas que restam.
Na parte alta da tabela, a luta pelo título está tão acirrada que a diferença entre o Palmeiras (líder) e o Red Bull Bragantino (sexto colocado) é de apenas quatro pontos.
Dos seis clubes que ainda estão na briga pelo título, apenas o Flamengo e o Atlético-MG conseguiram vencer na 35ª rodada. Falando em Flamengo, na chegada do técnico Tite no comando, eu escrevi nesta coluna que o treinador e o Flamengo tinham tudo para dar certo. E não que isso está mesmo acontecendo?
Confrontos
O domingo (26) começou com dois jogos decisivos que foram disputados simultaneamente às 16h. O Botafogo, então segundo colocado, recebeu o Santos, que luta contra o rebaixamento.
Durante praticamente toda a partida, o Botafogo parecia ter voltado a praticar aquele futebol que vimos no primeiro turno: confiante, intenso e objetivo.
Saiu na frente do placar ainda no primeiro tempo. Mas, nos últimos minutos de jogo, sofreu o empate. O sentimento, mais uma vez, foi de frustração para os atletas e os torcedores botafoguenses.
Para piorar, o time perdeu a segunda colocação para o Flamengo. Ainda assim, o Botafogo continua vivo na luta pelo título. A segunda partida das 16h foi entre Atlético-MG e Grêmio na Arena MRV, um confronto direto entre dois clubes que estão na disputa pelo troféu.
A equipe mandante não tomou conhecimento do visitante e aplicou um sonoro 3 a 0. Com a vitória, o Galo não somente ultrapassou seu rival, como também subiu duas posições na tabela, ficando a três pontos do líder Palmeiras. Já o Grêmio, acumulou sua segunda derrota seguida, esfriando o ímpeto pela conquista do título.
Braga longe do título, Palmeiras reage contra Fortaleza
Agora, vamos aos confrontos das 18h30 do domingo. O Red Bull Bragantino foi visitar o Internacional pensando em se consolidar na briga. Porém, foi derrotado por 1 a 0 e se afastou dos demais, vendo uma diferença de quatro pontos ser aberta para o líder. Tirar quatro pontos em três rodadas não será moleza.
A segunda partida das 18h30 foi entre Fortaleza e Palmeiras. A equipe do Fortaleza vem de uma sequência de 10 jogos sem vitórias, mas posso dizer que esta foi uma de suas melhores partidas dessa sequência.
O time do técnico Vojvoda fez um jogo consistente e teve oportunidades de sair com a vitória. O Palmeiras, por sua vez, teve um jogador expulso na etapa final. O empate foi comemorado como um bom resultado já que, além do jogador a menos, o time buscou o resultado por duas vezes após estar atrás no placar.
O jogo terminou em 2 a 2. Com o resultado, o Palmeiras permanece na liderança com o mesmo número de pontos do Flamengo, ficando à frente no saldo de gols.
No terceiro jogo, o Flamengo visitou o lanterna e já rebaixado América-MG. Como era de se esperar, o Flamengo venceu com sobras pelo placar de 3 a 0 e entrou de vez como um grande favorito ao título. Na minha opinião, a conquista do título ficará entre Palmeiras e Flamengo.
Próximos confrontos de Palmeiras e Flamengo:
Palmeiras: América-MG (em casa), Fluminense (em casa) e Cruzeiro (fora)
Flamengo: Atlético-MG (em casa), Cuiabá (em casa) e São Paulo (fora)
Luta contra o rebaixamento
O Goiás recebeu o Cruzeiro em confronto direto contra o rebaixamento na segunda feira (27), em jogo que marcou o encerramento da 35ª rodada. Quem levou a melhor foi o Cruzeiro, em jogo dramático com gol aos 45 minutos do segundo tempo. A vitória por por 1 a 0 fez a Raposa subir três posições na tabela, ficando na 13ª posição.
A vitória foi providencial, mas o clube mineiro ainda corre risco de rebaixamento e tem confrontos dificílimos pela frente: Athletico-PR em casa, Botafogo fora e Palmeiras em casa.
Já o Goiás, para não ser rebaixado, precisa vencer seus três últimos jogos e torcer para que as equipes que estão na sua frente não pontuem. Próximos confrontos: Grêmio fora, Fortaleza fora e América-MG em casa. Missão muito difícil.