Futebol 360 com Betão: O que explica o sucesso do Botafogo?
No início de março de 2022, o Botafogo oficializou a venda da SAF para o empresário norte-americano John Textor. Ele ficou como sócio majoritário do clube-empresa a partir da Eagle Holdings, na qual concentra seus investimentos no mundo do futebol. O valor total da venda girará em torno de R$ 400 milhões (razoável para um time se organizar).
Ironias à parte, esse era um “romance” que estava acontecendo há um bom tempo, mas chegou à conclusão no início deste ano. Como o início de qualquer novidade, gerou muita expectativa e apreensão, e logo trataram de organizar o clube dentro e fora de campo: trouxeram gestores altamente capacitados, treinador e atletas de peso.
O que ficou muito claro é que existia processo e planejamento em tudo o que foi feito. Como eu sempre digo: a SAF não garante resultados desportivos, mas, a partir do momento que existem processos e organização, as coisas tendem a caminhar bem.
Dito isso, vamos aos números desportivos: desde o início da era dos pontos corridos do Brasileirão, em 2003, a melhor colocação que o Botafogo alcançou foi em 2013: ficou em 4° lugar e conseguiu a vaga para a Libertadores. Em 2016, repetiu o feito de conseguir a vaga para a Libertadores, mas em 5° lugar. Essas foram as duas únicas vezes na era dos pontos corridos que o Botafogo terminou a competição entre os 5 melhores.
Neste ano de 2023, o Botafogo vem liderando a competição a passos largos, com 12 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. São 43 pontos em 17 rodadas, com 14 vitórias, um empate e duas derrotas — aproveitamento de 84%. Tem o melhor ataque, com 32 gols marcados, e a melhor defesa, com apenas 10 gols sofridos, deixando um saldo de +22…
Vale lembrar que o artilheiro da competição também é do Botafogo: Tiquinho Soares, com 13 gols. Com toda certeza, são números de fazer inveja em qualquer um.
O torcedor
O torcedor botafoguense está sorrindo à toa, orgulhoso do que está vendo, em lua de mel com seu time. Na última rodada, foram mais de 40 mil espectadores no estádio Nilton Santos, que acompanharam a vitória por 4 a 1 sobre o Coritiba e fizeram uma linda festa.
A empolgação do torcedor é tão grande, e com toda razão, que alguns atletas caíram nas graças da torcida e têm até músicas personalizadas.
Tira-teima
Fiz uma breve pesquisa sobre como estava a classificação nos últimos três anos do Brasileirão na 17ª rodada, para compararmos com o atual momento do Botafogo.
- Em 2020: Internacional e Flamengo lideravam com 34 pontos; Flamengo saiu campeão;
- Em 2021: Atlético-MG liderava com 38 pontos e sagrou-se campeão;
- Em 2022: Palmeiras liderava com 33 pontos e sagrou-se campeão.
Se o Botafogo será o campeão, isso ninguém sabe. Mas o que sabemos é que, pelo legado a ser deixado e pelo trabalho realizado até aqui, o clube está de PARABÉNS!