Futebol 360 com Betão: Todo cuidado é pouco na reta final do Brasileirão
Não que as outras rodadas não sejam importantes, mas agora é a reta final, o momento onde todo cuidado é pouco e todo sacrifício é válido. Nessa altura do campeonato, os objetivos de todos estão bem claros.
No pelotão da frente, até o 5º colocado com 50 pontos, ainda dá para sonhar com o título, estando a 9 pontos do líder; aí vem uma turma com objetivos diversificados, que buscam vaga na Libertadores, pré-Libertadores e Sul-americana. E, por fim, os que estão lutando pela permanência na Série A de 2024.
Hoje, no meu ponto de vista, a missão do América-MG é quase incontornável e o rebaixamento está praticamente decretado. Vencendo os 8 jogos restantes, chegará aos 43 pontos. Segundo os matemáticos, o número mágico é 46 para escapar do descenso.
O Coritiba também está em uma situação bem delicada. A vitória fora de casa contra o Internacional por 4 a 3, no entanto, mostrou que o Coxa não se entregará tão fácil.
Não é hora de fazer contas
É comum, nesse momento, ficar fazendo contas para alcançar a meta final, mas o negócio é pensar jogo a jogo. Quando eu digo que não vale a pena fazer contas, estou dizendo para não se prender aos números somente. No meu ponto de vista, ficar jogando cada jogo com o “papel e a caneta” debaixo do braço é muito arriscado.
Sabemos que o futebol não é uma ciência exata e muitos resultados serão fora do planejado. O jogo deve ser jogado, deve-se jogar para vencer. Se ficarmos contando ponto a ponto, a ansiedade fica maior. Se algum resultado adverso e fora do planejado acontece, isso pode causar um impacto psicológico muito negativo no grupo.
Últimos resultados
Na última rodada, aconteceram alguns confrontos diretos interessantes que mexeram com o ânimo do campeonato. Um deles foi a vitória do Atlético-MG por 2 a 0 sobre o Fluminense que, por sua vez, atuou praticamente com o time reserva, pensando na final da Libertadores no próximo sábado. Com esse resultado, o Galo entrou diretamente na briga por uma vaga no G4.
Nos confrontos diretos na parte baixa da tabela, o principal jogo foi Goiás x Vasco, que ficaram no empate em 1x1. Se o Goiás vencesse, chegaria aos mesmos 34 pontos do Santos, que também acabou empatando contra o Corinthians e também com o Bahia que, no sábado, perdeu por 1x0 para o Palmeiras.
Se houvesse vitória do Vasco, a equipe cruz-maltina chegaria aos 33 pontos, ultrapassando o Goiás, ficando a um ponto para sair do Z4. Nessa rodada, tivemos dois placares surpreendentes: o primeiro foi a vitória do Coritiba por 4 a 3 contra o Internacional em pleno Beira-Rio, mostrando que o Coxa não se entregará na competição. É fato que a situação na tabela não é muito animadora, mas é o tipo de resultado que carrega uma ponta de esperança.
O segundo foi a vitória do Cuiabá contra o líder isolado Botafogo no estádio Nilton Santos. Mesmo que a equipe botafoguense tenha um jogo a menos, a distância para o segundo colocado, o Palmeiras, caiu para 6 pontos.
Vale lembrar que, no pelotão de cima da tabela, ainda pela 30º rodada, teremos o jogo que foi adiado entre Flamengo X Bragantino. Teremos uma reta final de competição acirrada e mais eletrizante do que já está. Por isso, todo cuidado é pouco.