Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Futebol 360 com Betão: Todo cuidado é pouco na reta final do Brasileirão

Betão
Objetivos de boa parte dos times estão claros nesta altura do Brasileirão
Objetivos de boa parte dos times estão claros nesta altura do BrasileirãoVítor Silva/Botafogo
Caros leitores, chegamos no momento que eu chamo de mais decisivo do Brasileirão de pontos corridos, a 30°rodada.

Não que as outras rodadas não sejam importantes, mas agora é a reta final, o momento onde todo cuidado é pouco e todo sacrifício é válido. Nessa altura do campeonato, os objetivos de todos estão bem claros.

No pelotão da frente, até o 5º colocado com 50 pontos, ainda dá para sonhar com o título, estando a 9 pontos do líder; aí vem uma turma com objetivos diversificados, que buscam vaga na Libertadores, pré-Libertadores e Sul-americana. E, por fim, os que estão lutando pela permanência na Série A de 2024. 

Somente um milagre evita rebaixamento do América-MG
Somente um milagre evita rebaixamento do América-MGMourão Panda / América

Hoje, no meu ponto de vista, a missão do América-MG é quase incontornável e o rebaixamento está praticamente decretado. Vencendo os 8 jogos restantes, chegará aos 43 pontos. Segundo os matemáticos, o número mágico é 46 para escapar do descenso. 

O Coritiba também está em uma situação bem delicada. A vitória fora de casa contra o Internacional por 4 a 3, no entanto, mostrou que o Coxa não se entregará tão fácil. 

Não é hora de fazer contas

É comum, nesse momento, ficar fazendo contas para alcançar a meta final, mas o negócio é pensar jogo a jogo. Quando eu digo que não vale a pena fazer contas, estou dizendo para não se prender aos números somente. No meu ponto de vista, ficar jogando cada jogo com o “papel e a caneta” debaixo do braço é muito arriscado.

Sabemos que o futebol não é uma ciência exata e muitos resultados serão fora do planejado. O jogo deve ser jogado, deve-se jogar para vencer. Se ficarmos contando ponto a ponto, a ansiedade fica maior. Se algum resultado adverso e fora do planejado acontece, isso pode causar um impacto psicológico muito negativo no grupo.

Atlético-MG aproveitou para vencer time reserva do Flu em um dos confrontos diretos da rodada
Atlético-MG aproveitou para vencer time reserva do Flu em um dos confrontos diretos da rodadaPedro Souza / Atlético

Últimos resultados

Na última rodada, aconteceram alguns confrontos diretos interessantes que mexeram com o ânimo do campeonato. Um deles foi a vitória do Atlético-MG por 2 a 0 sobre o Fluminense que, por sua vez, atuou praticamente com o time reserva, pensando na final da Libertadores no próximo sábado. Com esse resultado, o Galo entrou diretamente na briga por uma vaga no G4

Nos confrontos diretos na parte baixa da tabela, o principal jogo foi Goiás x Vasco, que ficaram no empate em 1x1. Se o Goiás vencesse, chegaria aos mesmos 34 pontos do Santos, que também acabou empatando contra o Corinthians e também com o Bahia que, no sábado, perdeu por 1x0 para o Palmeiras. 

Goiás x Vasco fizeram confronto direto na parte de baixo da tabela
Goiás x Vasco fizeram confronto direto na parte de baixo da tabelaLeandro Amorim/Vasco

Se houvesse vitória do Vasco, a equipe cruz-maltina chegaria aos 33 pontos, ultrapassando o Goiás, ficando a um ponto para sair do Z4. Nessa rodada, tivemos dois placares surpreendentes: o primeiro foi a vitória do Coritiba por 4 a 3 contra o Internacional em pleno Beira-Rio, mostrando que o Coxa não se entregará na competição. É fato que a situação na tabela não é muito animadora, mas é o tipo de resultado que carrega uma ponta de esperança.

O segundo foi a vitória do Cuiabá contra o líder isolado Botafogo no estádio Nilton Santos. Mesmo que a equipe botafoguense tenha um jogo a menos, a distância para o segundo colocado, o Palmeiras, caiu para 6 pontos. 

Vale lembrar que, no pelotão de cima da tabela, ainda pela 30º rodada, teremos o jogo que foi adiado entre Flamengo X Bragantino. Teremos uma reta final de competição acirrada e mais eletrizante do que já está. Por isso, todo cuidado é pouco.