Grêmio atropela o lanterna Coritiba e assume a vice-liderança do Brasileirão
Com o resultado, o Grêmio foi aos 23 pontos e ocupa agora a vice-liderança do torneio nacional, com um ponto a mais que o Palmeiras e a sete do Botafogo (23 a 30). O Imortal segue sem saber o que é ser derrotado dentro da Arena na atual edição do Brasileirão.
Veja como foi Grêmio 5 x 1 Coritiba
A vitória foi a segunda seguida do Grêmio, a quarta nos últimos cinco jogos. Foi ainda o quarto triunfo consecutivo jogando como mandante.
Pelo lado do Coritiba, a situação segue desesperadora. O Coxa é o lanterna, com apenas quatro pontos em 12 jogos. O time acumula uma sequência de 18 jogos sem vitórias e ainda não venceu na primeira divisão. Esta foi a terceira derrota nos últimos cinco jogos.
Abrindo os trabalhos
Apesar da posição na tabela, o Coritiba tentou o que podia em um primeiro tempo muito disputado em Porto Alegre. Mesmo assim, o Grêmio, que já se lançava mais ao ataque, assustando o goleiro Gabriel, abriu os trabalhos em um gol de pênalti. A bola acabou tocando no braço de Natanael dentro da área.
Após revisão do VAR, João Vitor Gobi assinalou a penalidade. Na cobrança, Cristaldo não perdoou, com um chute forte, no meio do gol.
O único respiro
Mas o time paranaense ainda conseguiria ir aos vestiários com o placar em igualdade graças ao seu único expoente, o camisa 11 Alef Manga. Aos 41 minutos, o atacante do Coxa fez um golaço. Um tapa na bola da entrada da área, buscando o canto esquerdo de Gabriel Grando. Alef Manga é o artilheiro isolado do Coritiba na temporada, com 11 gols — dois no Brasileirão.
Virou passeio
No segundo tempo, o Grêmio construiu a goleada de forma arrasadora frente a um limitado Coritiba. Aos três minutos, Villasanti já recolocou o time na frente com um gol de cabeça. Aos oito foi a vez de Bitello, em escanteio curto, finalizar de fora da área, batendo Gabriel.
Suárez não passaria em branco no confronto. Ele fez o quarto do Tricolor após passe de Reinaldo. Aos 21 minutos, El Pistolero ficou cara a cara com o goleiro e mandou no canto esquerdo. Poucos minutos depois, ele deixaria o campo de jogo chateado com suas constantes dores no joelho direito. André, aos 39, fechou a conta em Porto Alegre, em seu primeiro gol com a camisa gremista.
Próximos desafios
O Grêmio volta a campo no próximo sábado (1º), quando enfrenta o Bahia, na Arena Fonte Nova, às 18h30 (de Brasília). O Coritiba joga apenas na segunda-feira (3), contra o Goiás, na Serrinha, às 20h (de Brasília). Ambas as partidas são pela 13ª rodada do Brasileirão.