Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Há vida no Grêmio sem Suárez em campo? Veja os números com e sem o artilheiro

Suárez cumprirá contrato com o Grêmio até o fim desta temporada e deverá se transferir para o Inter Miami
Suárez cumprirá contrato com o Grêmio até o fim desta temporada e deverá se transferir para o Inter MiamiAFP
Suárez é a principal estrela do Grêmio na temporada 2023. A chegada do astro uruguaio mudou o patamar da equipe, que vinha de um acesso à primeira divisão nacional no ano anterior e precisava estabelecer-se entre os grandes do país novamente. E a presença do jogador reflete também na campanha gremista.

Obviamente que os títulos nacionais tão desejados não vieram. Mas o impacto de Suárez é notório. O atacante disputou 45 jogos dos 55 jogos que o Grêmio fez nesta temporada.

Ele é o jogador que mais atuou pelo time em 2023. Uma média alta de presença, apesar de seu crônico problema no joelho direito e a idade - 36 anos.  

Os números de Suárez pelo Grêmio em 2023
Os números de Suárez pelo Grêmio em 2023Opta by Stats Perform

Com ele em campo, foram 25 vitórias, nove empates e 11 derrotas. Em 3.939 minutos jogados, Suárez marcou 21 gols e deu 13 assistências. Ou seja, ele participou de 34 dos 89 gols marcados pelo Grêmio até agora. 

Com Suárez, o Grêmio acumulou sua melhor sequência na temporada. Foram 11 jogos sem perder. Sua melhor série de jogos indo às redes foram três partidas consecutivas, mas o uruguaio também amargou um jejum de oito jogos sem gols. 

Mas também há vida sem Suárez

Não poder contar com Suárez em campo é sempre uma grande perda para qualquer time, ainda mais no competitivo futebol brasileiro. No entanto, o Grêmio consegue se virar bem sem o atleta. 

O desempenho do Grêmio sem a presença do astro uruguaio
O desempenho do Grêmio sem a presença do astro uruguaioOpta by Stats Perform

Quando o atacante uruguaio não esteve em campo, o Tricolor conquistou cinco vitórias, três empates e duas derrotas. O último triunfo foi a vitória expressiva sobre o Flamengo por 3 a 2 nessa quarta-feira (25), com o time encerrando uma sequência de três derrotas seguidas. 

No Brasileirão, inclusive, o Grêmio mais venceu do que perdeu sem Suárez. Foram três vitórias e duas derrotas em cinco jogos: Atlético-MG (vitória por 1 a 0); Athletico-PR (vitória por 2 a 1);  Palmeiras (derrota por 4 a 1); Santos (derrota por 2 a 1); e Flamengo (vitória por 3 a 2). 

Curiosamente, as ausências de Suárez contra Athletico-PR e Palmeiras coincidiram com partidas fora de casa e em gramados sintéticos.