Itália reina suprema nas finais europeias com três representantes da Serie A
A Itália domina a elite com três clubes da Série A nas diferentes finais (Champions, Conference e Europa League). Esta é uma grande semana para o país, pois a "Velha Bota" alcançou mais conquistas do que qualquer outra nação nesta temporada. A Inter tem como objetivo vencer o Orelhuda e tanto a Roma quanto a Fiorentina mantêm vivas as esperanças de um título que pode ser muito importante (tanto em termos esportivos, pois dá uma passagem para o torneio de nível mais alto, quanto em termos econômicos).
Inter
Muitos os viam fora da fase de grupos, pois teriam como rivais Barcelona e Bayern, mas venceram os blaugranas em casa e conquistaram o segundo lugar. Eles chegaram à decisão por mérito e terão uma oportunidade fantástica de repetir o sucesso de 2010, então com José Mourinho como técnico. Eles enfrentarão uma equipe que foi capaz de derrubar os campeões europeus em seu próprio quintal, o Manchester City, que está em busca de sua primeira Orelhuda em anos.
Os nerazzurri tiveram um pouco de sorte no emparelhamento. Apesar de não ter conseguido ficar em primeiro lugar na chave, o time encarou o Porto nas oitavas de final e depois veio o Benfica. Tudo permaneceu em Portugal... até a chegada do Milan. E então, é claro, a batalha foi travada em casa. Foi um clássico espetacular que começou a ser decidido muito cedo, pois os jogadores de Simone Inzaghi foram letais no primeiro jogo e depois voltaram a vencer com um gol de Lautaro Martínez na etapa final do jogo da volta.
Roma
Mourinho levou a equipe da capital à glória na Liga Conferência, considerado o torneio de bronze da Europa, e não pôde deixar de se emocionar quando o árbitro deu o apito final. É surpreendente que um técnico com um histórico tão extenso possa se emocionar tanto com uma conquista menor, mas isso também mostra a realidade do clube. A situação na Série A também não é muito boa (sexto lugar com 59 pontos) e vencer o Sevilla se traduziria em um "A" na avaliação da temporada, porque eles ouviriam o mítico hino da Champions daqui a alguns meses.
O time não teve um adversário fácil nas semifinais, o Bayer Leverkusen, mas conseguiu evitar o Manchester United, a Juventus e até mesmo o Barça. O empate contra os alemães foi muito apertado e, é claro, bem diferente em termos de roteiro em comparação com o empate contra o Feyenoord, que venceu o jogo de ida e foi goleado por 4 a 1 no jogo de volta. Antes disso, o time venceu a Real Sociedad com tranquilidade e também saiu na frente para derrotar o Salzburg.
Fiorentina
Os florentinos foram para a prorrogação para derrotar o Basel, que não facilitou as coisas depois de uma vitória por 2 a 1 na Itália. A Viola perderam por 3 a 2 para o Zech Poznan na rodada anterior, embora já tivesse goleado a fortaleza polonesa por 4 a 1, resultado que também obteve contra o Sivasspor. O Braga, por sua vez, não esteve à altura da tarefa, embora se esperasse que fosse um teste difícil devido à sua boa fase em Portugal (agora está em terceiro lugar, à frente do Sporting).
A Fiorentina não está vivendo a sua melhor temporada e pode se salvar com um título da Liga Conferência. O time está em décimo lugar na classificação da Serie A. O West Ham, onde encontramos Pablo Fornals na equipe, é um clube com muitos talentos e que tem muitos argumentos para pensar que pode vencer. Vale a pena observar que a Fiorentina ainda pode vencer a Copa da Itália (a final será contra a Inter). Isso significa que ambos estão buscando a dobradinha. Vamos ver se algum deles conseguirá.