Júnior Santos brilha, Botafogo bate América-MG fora e dispara na liderança
O Botafogo emendou a segunda vitória seguida, chegou a 58 pontos e abriu 12 de vantagem na liderança. O segundo colocado é o Red Bull Bragantino, que visita o Santos na quinta (19).
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
Já o América segue afundado na lanterna, com 18 pontos. A equipe de Fabián Bustos amargou o sexto jogo seguido sem vencer. O Coelho pode terminar a rodada com 12 pontos de diferença para o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Os times voltam a campo no fim de semana para a 28ª rodada da Série A. No sábado (21), o Botafogo recebe o Athletico-PR no Nilton Santos, às 21h. Já o América-MG visita o Corinthians no domingo (22), às 18h30, na Neo Química Arena.
Júnior Santos decide
Até a saída de Bruno Lage, Júnior Santos tinha marcado duas vezes no Brasileirão. Só nos últimos dois jogos, marcou três. O atacante foi o grande destaque da vitória inédita no Independência, com dois gols de perna esquerda. Depois de contar com um desvio no primeiro tempo e ver o América empatar, o camisa 37 fez um golaço na volta do intervalo.
Aos cinco minutos, Júnior Santos recebeu na intermediária, avançou e acertou um belo chute colocado no ângulo de Matheus Cavichioli. O Botafogo correu riscos ao abdicar do ataque e ceder à pressão do América, mas Lucas Perri e os zagueiros garantiram o triunfo alvinegro.
Tudo igual no 1º tempo
A etapa inicial contrariou as expectativas de um duelo entre líder e lanterna. O começo, porém, seguiu a lógica: o Botafogo impôs seu ritmo, controlou o jogo e abriu o placar. Aos 22 minutos, Júnior Santos contou com desvio em Emmanuel Martínez para acertar o ângulo de Matheus Cavichioli. A partir daí, só deu América.
Antes do empate, Felipe Azevedo e Benítez perderam chances inacreditáveis. Aos 39, o próprio Benítez marcou um golaço. O camisa 10 driblou dois, tabelou com Mastriani e bateu com categoria na saída de Lucas Perri. A métrica de gols esperados (xG) refletiu o tamanho das chances do Coelho no primeiro tempo: 1,77 x 0,29.
Veja todos os detalhes de América-MG x Botafogo
Atuações
De volta ao Botafogo após servir à Seleção Brasileira, Adryelson (8,3) recebeu a nota mais alta da partida. O zagueiro foi fundamental para segurar a pressão do América. Di Plácido (7,8) e Júnior Santos (7,7) vieram logo depois. No Coelho, o melhor foi Mastriani (7,5).