Juventus perde 10 pontos no Campeonato Italiano por fraude fiscal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Juventus perde 10 pontos no Campeonato Italiano por fraude fiscal

Juventus pode ficar fora das competições europeias
Juventus pode ficar fora das competições europeiasReuters
O Tribunal de Apelações da Federação Italiana de Futebol (FIGC) decidiu punir a Juventus com uma perda de 10 pontos na Serie A, pelo escândalo de fraude fiscal no clube. A pena foi estabelecida após a promotoria da FIGC pedir uma dedução de 11 pontos.

Além da perda de pontos, a Juventus foi goleada pelo Empoli, nesta segunda-feira (22), e caiu do 2º para o 7° lugar, fora da zona de classificação para competições europeias. Com seis pontos pontos em disputa, a Velha Senhora está cinco atrás da zona de classificação para a Liga dos Campeões. 

Confira a classificação atualizada do Campeonato Italiano

Na próxima rodada, no domingo (28), há confronto direto com o Milan (4º, 64 pontos), em Turim. Na última rodada, a Juventus visita a Udinese.

A nova classificação da Serie A italiana
A nova classificação da Serie A italianaFlashscore

O pedido da promotoria e a decisão do Tribunal acontecem após o Colégio de Garantia do Comitê Olímpico Italiano suspender a sanção de 15 pontos contra a Juventus, determinada em janeiro. O órgão máximo do esporte da Itália havia ordenado a realização de uma nova audiência às autoridades do futebol.

Juventus avalia recurso

Em nota nas redes sociais, a Juventus anunciou que analisará as razões da decisão para entrar com um possível recurso no Colégio de Garantia do Comitê Olímpico Italiano.

"O que ficou estabelecido pelo julgamento da quinta instância nesta questão, iniciada há mais de um ano, desperta grande amargura no clube e em seus milhões de torcedores, que, na ausência de regras claras, se veem extremamente penalizados com a aplicação de sanções que parecem não levar em conta o princípio da proporcionalidade", declarou a Juve.

Nedved e outros seis absolvidos

O Tribunal de Apelações absolveu Pavel Nedved, Paolo Garimberti, Assia Grazioli Venier, Caitlin Mary Hughes, Daniela Marilungo, Francesco Roncaglio e Enrico Vellano. Todos eram dirigentes da Juventus na época investigada.

As ações da Juve, cotadas em Milão, chegaram a cair 4,9% após a notícia da potencial punição.

Nedved (ao centro) está entre os absolvidos pela nova decisão
Nedved (ao centro) está entre os absolvidos pela nova decisãoProfimedia