Lazio é obrigada a fechar setor de seu estádio após cantos de macaco a Lukaku
Em um comunicado, a Serie A disse que as três seções do Stadio Olimpico, onde ficam os torcedores mais radicais da Lazio, seriam fechadas para o jogo do clube romano contra o Napoli no dia 28 de janeiro.
A Lazio foi punida por "cantos de macaco grosseiros, insultantes e racialmente discriminatórios" dirigidos ao atacante da Roma, Lukaku, na Curva Nord e em duas seções adjacentes, "sempre que ele estava com a posse da bola".
A declaração continuou dizendo que os insultos racistas foram claramente ouvidos por quatro observadores da Federação Italiana de Futebol na partida e que eles vieram de "90% dos 16.000 torcedores nessas áreas do campo".
A Lazio tem alguns dos torcedores mais direitistas em um país onde os grupos fascistas são um fenômeno generalizado, inclusive na Roma, cujos torcedores mais radicais também têm um longo histórico de ligações com a extrema direita.
Os incidentes de quarta-feira (10) foram os mais recentes de uma longa série envolvendo a Lazio, que havia sido suspensa por um jogo, em abril do ano passado, após cantos antissemitas e racistas durante outro clássico com a Roma.
Seus torcedores também levaram o jogador da seleção francesa Samuel Umtiti às lágrimas em janeiro passado, durante uma partida contra o Lecce.
Não é a primeira vez que Lukaku é alvo de torcedores na Itália. Ele foi alvo de insultos racistas por parte dos torcedores da Juventus na última temporada e de cânticos de macaco por parte dos torcedores do Cagliari em 2019, quando ainda estava na Inter de Milão.
O incidente contra o Cagliari, que não foi punido pelas autoridades, foi seguido por uma carta aberta dos torcedores da Inter a Lukaku, na qual diziam que os cantos de macaco não eram racistas.
A Lazio também foi multada em 50.000 euros por seus torcedores terem rompido um cordão de segurança que separava os torcedores rivais no estádio e lançado "garrafas de cerveja e água, sinalizadores, fogos de artifício e bombinhas" na seção da Roma, cujos torcedores custaram ao clube uma multa de 15.000 euros por responderem da mesma forma.
Os torcedores da casa também lançaram sinalizadores e garrafas no gramado durante a partida, e uma cerveja cheia atingiu o pescoço do meio-campista da Roma, Edoardo Bove, depois que ele foi substituído no segundo tempo.
O clássico de Roma é um dos mais acirrados da Europa e houve uma série de brigas e cargas policiais antes do jogo de quarta-feira. Depois do jogo, torcedores da Lazio invadiram um pub com torcedores da Roma perto do estádio, esfaqueando duas pessoas durante a confusão.