Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Libertadores é sonho distante para o Inter, mas porta da Sul-Americana segue aberta

Esta cena não deve se repetir em 2024
Esta cena não deve se repetir em 2024Internacional SC
Semifinalista da edição 2023 da Libertadores, o Internacional deve passar longe do torneio continental na próxima temporada.

A campanha do Colorado no Brasileirão não é positiva. Em 30 jogos, são 10 vitórias, 8 empates e 12 derrotas, desempenho que o coloca com 38 pontos e na 12ª posição, sendo o último colocado dentro da zona de times que se classificam para a Copa Sul-Americana.

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) indica que a chance do Inter de se classificar para a Libertadores é de apenas 0,23%.

Para chegar, pelo menos, à Pré-Libertadores, o Inter precisaria fazer um número próximo dos 63 pontos. Ou seja, mais 25 pontos seriam necessários, sendo que apenas mais 24 estão em disputa. A chance atual, que não chega a 1%, pode aumentar caso o Fluminense vença a Libertadores ou o São Paulo termine dentro do G6, abrindo novas vagas para times brasileiros no torneio. 

Segundo a UFMG, com 63 pontos, a chance de classificação para a Libertadores é de 99%. Com 62 pontos, a possibilidade cai para 96%, com 89% sendo possível caso o time some 61 pontos. 

Desempenho do Inter nos último jogos
Desempenho do Inter nos último jogosFlashscore

Prêmio de consolação

Se a Libertadores está distante, a Sul-Americana mostrava-se bem acessível para um time que, por pouco, não foi finalista da América e conta com um elenco de bom nível técnico. 

Já a possibilidade de estar na Sula é de 60,9%, algo bem mais factível para os colorados. No Brasileirão, restam mais 8 jogos, quatro dentro de casa e quatro fora. O desempenho nestes jogos será fundamental, levando em consideração que dois times (Cruzeiro, com um jogo a menos, e Corinthians) estão a apenas um ponto do Inter, também de olho na vaga na Sula. 

Inter tem foco total em 8 jogos restantes do Brasileirão
Inter tem foco total em 8 jogos restantes do BrasileirãoRicardo Duarte/Internacional

Prioridade castigada

Enquanto disputava a Libertadores, o Inter não conseguiu manter um bom rendimento no Brasileirão. O time avançava de fase no torneio continental ao mesmo tempo em que não engrenava na competição brasileira, situação que mostrava-se preocupante.

Dentro de uma Libertadores dura e bastante disputada, seria complicada a condição gaúcha em caso de eliminação, o que acabou acontecendo de uma maneira dolorosa. Depois de um empate fora de casa contra o Fluminense, no jogo de ida da semifinal, o Inter foi com tudo para a partida de volta.

Os próximos jogos do Inter no Brasileirão
Os próximos jogos do Inter no BrasileirãoFlashscore

Contando com o apoio da sua torcida, que lotou o Beira-Rio, o Inter saiu na frente logo aos 9 minutos mas o viu o Fluminense virar nos instantes finais para jogar uma ducha gelada em suas pretensões de ser finalista do maior torneio da América do Sul.

Foco no que resta

A equipe de Porto Alegre não teve outra opção a não ser voltar a pensar no Brasileirão, único compromisso que lhe restou em 2023. Com uma posição ruim na tabela, todas as forças agora estão concentradas no objetivo de, no mínimo, ir para a Sul-Americana e participar de uma competição internacional em 2024.

A situação, hoje, é menos pior do que quando foi eliminado pelo Flu. Naquela oportunidade, apenas 3 pontos separavam o time do Z4. A realidade atual é de 6 pontos de distância. Contra o Vasco, no último dia 26, o Inter venceu duas partidas seguidas, pela primeira vez, em quatro meses, dentro de 2023, mostrando a oscilação que acompanha o elenco no ano corrente. 

Inter precisa fazer sua parte para, no mínimo, se garantir na Sula
Inter precisa fazer sua parte para, no mínimo, se garantir na SulaFlashscore