Napoli comemora título da Serie A em dia marcado por despedidas no futebol italiano
A vitória por 2 a 0 sobre a rebaixada Sampdoria foi pouco mais do que um aperitivo antes do verdadeiro motivo pelo qual os torcedores se aglomeraram no Estádio Diego Armando Maradona - ver seu time levantar o troféu pela primeira vez em 33 longos anos.
Victor Osimhen abriu o placar de pênalti no meio do segundo tempo, marcando seu 26º gol em uma temporada impressionante. Ele se tornou o maior artilheiro africano da Serie A italiana em todos os tempos.
Giovanni Simeone garantiu que os anfitriões terminassem a temporada com 90 pontos aos 35 minutos do segundo tempo, com um belo gol de longa distância, antes de comemorar segurando uma camisa do Napoli usada pelo ícone e compatriota Maradona.
"Não sei, o presidente tem que decidir isso", disse Osimhen ao DAZN quando perguntado se ele poderia sair em uma transferência na próxima janela.
"Eu amo o povo do Napoli, eles têm me mostrado muito amor. Para mim, não me importo, o presidente decide e eu vou apenas seguir o fluxo."
Spalletti ficará em período sabático por um ano, enquanto ainda estiver sob contrato com o Napoli, e retornará ao seu vinhedo na Toscana como o técnico mais velho a vencer o Scudetto, aos 64 anos.
A conquista do título pelo Napoli foi a glória máxima da longa e agitada carreira de Spalletti como técnico, que rendeu muitos aplausos, mas poucos troféus.
"Preciso ser fiel a mim mesmo. Sair foi uma decisão que tomei, que me levou a isso. Mesmo quando eu estiver em casa, será como se eu estivesse na arquibancada assistindo e torcendo por eles", disse Spalletti.
Os torcedores esperam que quem quer que assuma o lugar de Spalletti seja capaz de utilizar o elenco extremamente talentoso montado pelo diretor esportivo Cristiano Giuntoli, já que alguns, como Osimhen, são alvos de clubes mais ricos ao norte dos Alpes.
"Eu diria a eles para confiarem nesses jogadores porque eles têm uma qualidade humana e de jogo insuperável", disse Spalletti.
Lágrimas de Quagliarella
Fabio Quagliarella foi homenageado pelos torcedores do Napoli em sua última partida na primeira divisão italiana em um dia emocionante para o capitão da Samp.
O jogador de 40 anos, que marcou 182 gols na Serie A, chorou abertamente depois de receber uma placa dos torcedores, que também estenderam uma faixa nas arquibancadas com os dizeres "você nunca será esquecido pelo seu povo", e foi aplaudido quando foi substituído no final da partida.
Os torcedores do Napoli o consideravam um inimigo quando ele foi para a odiada rival Juventus depois de apenas uma temporada em 2010, sem saber, até anos depois, que um bizarro plano de perseguição havia forçado sua saída.
Zlatan Ibrahimovic também se emocionou em sua despedida do Milan, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Verona, que levou os adversários para o play-off de rebaixamento com o Spezia, que perdeu por 2 a 1 para a Roma.
O jogador de 41 anos, uma figura-chave no ressurgimento do Milan ao topo do futebol italiano desde seu retorno no final de 2019, estava nas arquibancadas lesionado, como tem feito durante a maior parte da temporada, antes da cerimônia pós-jogo, na qual ele se despediu dos torcedores.
Ibrahimovic só começou uma partida e marcou um gol pelo Milan nesta temporada, uma vitória por 3 a 1 sobre a Udinese em março, na qual ele se tornou o artilheiro mais velho da história da Série A.
Ele foi abraçado por Rafael Leão que, depois de assinar um novo contrato até 2028 com o quarto colocado Milan na sexta-feira (2), marcou dois gols no final da partida para garantir a vitória do Milan.
No entanto, o pênalti cobrado por Paulo Dybala nos acréscimos garantiu a classificação da Roma para a Liga Europa e colocou o Spezia em uma partida única no próximo domingo (11), que decidirá o destino do Verona e o seu
.A vitória da Roma significa que a Juventus terá que se contentar com a Liga Conferência na próxima temporada. Federico Chiesa deu à Velha Senhora uma vitória por 1 a 0 sobre a Udinese. O clube agora espera não ser banidos da competição europeia pela UEFA por irregularidades financeiras.