Napoli empata com Udinese e conquista o Campeonato Italiano depois de 33 anos
Dezenove anos depois de parar na terceira divisão e quase fechar as portas, o Napoli coroa o retorno com o terceiro Scudetto de sua história. O jogo do título foi difícil, diante de uma Udinese que cedeu poucas oportunidades. A dona da casa abriu o placar logo aos 13 minutos, com um golaço de Sandi Lovric, e ampliou o drama napolitano.
Confira a classificação atualizada do Campeonato Italiano
Após o tropeço em casa no primeiro "match point", contra a Salernitana, o Napoli temia adiar a festa de novo. Mas Luciano Spalletti acertou o time no intervalo, e o alívio veio no segundo tempo. Aos oito minutos, Osimhen pegou o rebote de um chute de Kvaratskhelia, mandou para dentro e pôs fim à agonia dos Partenopei.
A equipe ainda perdeu boas chances de virar a partida, mas o empate já bastava. A conquista do clube do sul da Itália encerra um domínio de 21 anos do trio Juventus - Inter de Milão - Milan. Além disso, o Napoli é o quarto campeão diferente da Serie A nos últimos quatro anos.
A campanha foi praticamente irretocável em toda a Serie A, apesar de algumas derrapadas na reta final. A liderança veio na 7ª rodada e nunca mais foi embora. O time azul tem 16 pontos de vantagem para a vice-líder Lazio, a cinco rodadas do fim, e não pode mais ser ultrapassado.
Os números do campeão
- 25 vitórias (33 jogos)
- 5 empates
- 3 derrotas
- 69 gols marcados
- 23 gols sofridos
- 5 rodadas de antecedência
Dupla decisiva
O gol do título do Napoli teve participação dos dois jogadores mais importantes para a conquista: Khvicha Kvaratskhelia e Victor Osimhen. O nigeriano é o artilheiro isolado da Serie A 2022/23, com 22 gols; o georgiano é o líder de assistências, com 10.
"Kvaradona" chegou ao Napoli nesta temporada, contratado do Dinamo Batumi-GEO por apenas 10 milhões de euros. O ponta esquerda de 22 anos teve rápido entrosamento com Osimhen (24) e formou uma das grandes duplas do futebol europeu na atualidade. Eles foram os protagonistas do fim do jejum que perdurava desde a época de Maradona.