Napoli revive memórias de Maradona com vitória histórica no Italiano

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Napoli revive memórias de Maradona com vitória histórica no Italiano

Torcedores do Napoli com uma bandeira de Diego Maradona durante a partida contra a Udinese
Torcedores do Napoli com uma bandeira de Diego Maradona durante a partida contra a UdineseReuters
O Napoli conquistou o título da Serie A na quinta-feira (4) com cinco rodadas de antecedência, pondo fim a um jejum de 33 anos que remonta a 1990, quando Diego Maradona levou o time ao Scudetto.

No início da temporada, seria difícil imaginar que o Napoli se tornaria campeão à frente de pesos pesados como a Juventus e os dois clubes de Milão, sem mencionar a Roma.

Durante uma temporada de descontentamento, os torcedores reclamaram quando jogadores importantes como o capitão Lorenzo Insigne, o maior artilheiro de todos os tempos do Napoli, Dries Mertens, Arkadiusz Milik, Fabian Ruiz e Kalidou Koulibaly saíram para outros lugares.

Veja os melhores momentos do jogo do título: Udinese 1 x 1 Napoli

Mas depois de uma janela de transferências excepcional e com Luciano Spalletti no comando, o Napoli dominou a corrida pelo título, enquanto seus principais rivais sofreram quedas durante a temporada.

Atualmente, o time está 16 pontos à frente da Lazio, segunda colocada.

Com Spalletti, o clube de Nápoles tem um técnico italiano que descartou as táticas tradicionais e permitiu que jogadores talentosos florescessem após uma rápida reconstrução na última temporada.

O técnico do Napoli, Luciano Spalletti, comemora a vitória na Série A
O técnico do Napoli, Luciano Spalletti, comemora a vitória na Série AReuters

Embora os dois últimos triunfos dos Partenopei na Série A tenham se concentrado na grandeza de Maradona, o triunfo desta temporada pode ser atribuído a uma equipe sólida e versátil, orientada por um técnico astuto.

Kim Min-Jae chegou do Fenerbahçe para substituir Koulibaly como o pilar da defesa, enquanto André Frank Zambo Anguissa, emprestado pelo Fulham, tornou-se permanente, completando um meio-campo de três jogadores ao lado de Stanislav Lobotka e Piotr Zielinski.

A classificação da Serie A no momento em que este artigo foi escrito
A classificação da Serie A no momento em que este artigo foi escritoFlashscore

"Kvaradona" supremo

Khvicha Kvaratskhelia (22) era relativamente desconhecido quando chegou à Itália, mas marcou 12 gols e deu 10 assistências em 28 jogos na Série A, levando o Napoli ao título e ganhando o apelido de "Kvaradona".

Com sua visão de jogo e capacidade de criar jogadas, ele formou uma dupla mortal com o atacante nigeriano Victor Osimhen, que floresceu nesta temporada e liderou a Série A com 22 gols, tornando-se uma das maiores promessas do mercado de transferências.

O Napoli empolgou os torcedores com um estilo de futebol empolgante, liderando a tabela de artilharia, e Spalletti disse que a chave para desbloquear seu potencial era não se ater a sistemas táticos padrão.

"Os sistemas não existem mais no futebol. O que importa são os espaços do adversário", disse ele. "Você deve ser rápido para identificá-los, saber o momento certo para atacar e ter a coragem de iniciar a jogada mesmo quando pressionado."

Victor Osimhen, do Napoli, comemora o gol marcado
Victor Osimhen, do Napoli, comemora o gol marcadoReuters

Concorrentes vacilam

Enquanto o Napoli avançava, sofrendo apenas uma derrota até o final de fevereiro, os outros candidatos ao título murchavam com as lesões que assolavam seus elencos.

Com os problemas no tendão de Romelu Lukaku, a Inter teve dificuldades no início da temporada e nunca se recuperou, apesar de ter chegado às semifinais da Liga dos Campeões, onde enfrenta o Milan.

A Juventus, por outro lado, não contou com o meio-campista Paul Pogba, já que o francês ainda não começou uma partida e jogou apenas 42 minutos desde que retornou da cirurgia no joelho que o impediu de participar da Copa do Mundo.

A dedução de 15 pontos da Juve, que pairou sobre eles durante boa parte de 2023 antes de a punição ser suspensa, também dificultou a decisão do técnico Massimiliano Allegri sobre qual competição priorizar.

O Milan também tentou acompanhar o ritmo do Napoli, mas a equipe de Stefano Pioli ficou cinco jogos seguidos sem vencer em janeiro, permitindo que o Napoli construísse uma vantagem substancial e colocando os atuais campeões fora da disputa na primavera.

A Lazio aproveitou as dificuldades dos rivais e está no caminho certo para uma de suas melhores temporadas em anos, tendo vencido todos os seis principais clubes nesta temporada.

Mas a equipe de Maurizio Sarri só pôde assistir ao Napoli se tornar o quarto time diferente a vencer a Série A em tantos anos.