O que o Grêmio precisa para cravar uma vaga na Libertadores 2024?
Com duas vitórias seguidas após encerrar uma sequência de três derotas e um empate no Brasileirão, o Grêmio voltou ao G-4 e soma 50 pontos, ocupando a quarta posição na tabela. Neste momento, a vaga direta na Libertadores está sendo assegurada pelo Tricolor Gaúcho. Caso termine em quinto ou sexto, o time disputará a fase prévia do torneio continental.
Os matemáticos apontam que a pontuação média para que um time termine o Brasileirão no grupo dos quatro primeiros é 63,1 pontos. Portanto, faltariam 14 pontos, arrendondando o número final, para o Imortal, que vê o Flamengo no seu encalço com a mesma pontuação e um jogo a menos.
Com oito jogos para o fim do Brasileirão, o Grêmio tem hoje 74,6% de probabilidade de classificação à Copa Libertadores, conforme aponta o Departamento de Matemática da UFMG.
Quatro vitórias e dois empates nesta reta final podem ser suficientes para que o Tricolor cumpra seu objetivo.
Serão quatro jogos do Grêmio como mandante e quatro como visitante nesta reta final de Brasileirão. As partidas em casa serão contra Bahia (4/11), Corinthians (12/11), Goiás (29/11) e Vasco (3/12). Quatro desafios contra times que estão brigando desesperadamente na parte inferior da tabela.
Confira a classificação do Brasileirão
A equipe de Renato Portaluppi é a terceira melhor mandante do Brasileirão, com 35 pontos conquistados em 15 jogos, um aproveitamento de 77,78%. Foram 11 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas.
Os jogos fora de casa também prometem desafios. O Grêmio terá o Coritiba (1/11), o Botafogo (9/11), o Atlético-MG (26/11) e o Fluminense (6/12). Já como visitante, o Tricolor tem a nona melhor campanha, com quatro vitórias, três empates e oito derrotas, rendimento de 33,33%.