Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oficial: Claudio Ranieri é o novo treinador da Roma

AFP
Claudio Ranieri deixa a aposentadoria e treinará a Roma
Claudio Ranieri deixa a aposentadoria e treinará a RomaMarco Canoniero/Alamy/Profimedia
A Roma oficializou esta quinta-feira a volta de Claudio Ranieri, de 73 anos, até o final da temporada, quatro meses depois do anúncio de sua aposentadoria, em ouma tentativa do clube da Serie A de salvar uma temporada que começou de forma catastrófica.

"A Roma tem o prazer de anunciar que Claudio Ranieri é o seu novo treinador", afirmou em comunicado. “No final da temporada, ele assumirá o papel de manager, de conselheiro dos proprietários em todos os assuntos esportivos. A busca por um novo treinador continuará nos próximos meses e Cláudio terá uma palavra a dizer nesta decisão, ", acrescentou o clube.

Veja a classificação atualizada da Serie A

Ranieri conhece bem o clube: é a equipe estreou como jogador, mas além disso, este romano de nascimento já treinou os Giallorossi em duas ocasiões: entre 2009 e 2011, quase vencendo o Scudetto em 2010 e alguns meses em 2019.

É o terceiro treinador desde agosto a ocupar o banco da Roma, depois de Daniele de Rossi, demitido após apenas quatro jogos (três empates e uma derrota) e do croata Ivan Juric, afastado das funções no fim de semana passado. É o quarto treinador do clube romano em 2024, incluindo o português José Mourinho, demitido em meados de janeiro.

A Roma, cujos donos norte-americanos aspiram disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada, somou apenas 13 pontos em 12 jogos e perdeu quatro dos últimos cinco jogos da Série A.

Claudio Ranieri já está em Roma
Claudio Ranieri já está em RomaTELENEWS/EPA/Profimedia

Em junho passado, Ranieri deixou o cargo no Cagliari, anunciando o fim da carreira, a menos que lhe fosse oferecido o cargo de treinador em seleções, função que desempenhou brevemente em 2014 na Grécia.

O italiano, que começou a carreira de treinador em 1986, dirigiu alguns dos mais importantes clubes italianos (Juventus, Inter de Milão, Napoli, Fiorentina) e grandes nomes do futebol europeu, como Chelsea, Valência, Atlético de Madrid ou Monaco. Em sua longa carreira, o incrível título de campeão inglês com o Leicester na temporada 2015/16 é o ponto alto.