Opinião: Flamengo ganha mais que os rivais com a Data FIFA
Ao contrário dos técnicos dos dois rivais que estão acima dele no Brasileirão (Botafogo e Palmeiras), Jorge Sampaoli não teve pré-temporada no Flamengo e está aproveitando a data FIFA para tirar o atraso.
O argentino botou seu elenco para treinar de manhã e de tarde para compensar as folgas da pós-conquista da Libertadores. Teve treino forte inclusive no sábado (17).
O Fla teve poucos convocados (cinco) nesta parada de seleções, e apenas Ayrton Lucas fez falta nos treinos para Sampoli.
O lateral-esquerdo titular do Mengão jogou os 90 minutos no amistoso da Seleção contra Guiné, no sábado (17), mas não deve estar entre os titulares nesta terça (20) contra Senegal. Tem tudo, portanto, para estar entre os 11 do Flamengo no retorno ao Brasileirão.
O atacante Pedro, que anda em má fase, entrou apenas no apagar das luzes da partida do Brasil no fim de semana. Além de ter ganho uns minutos, o jogador não se desgastou.
Dos outros três convocados, Arturo Vidal esteve em campo durante todo o amistoso do Chile contra a República Dominicana – o que, neste caso, é boa notícia para a torcida rubro-negra, pois o volante foi escanteado na Gávea.
Vidal não jogava 90 minutos há quase três meses.
Já o lateral Varela, que é banco no Fla, esteve em campo na goleada do Uruguai em cima da Nicarágua, ganhando preciosa minutagem, e o jogo foi na semana passada.
Assim como o Botafogo, o Rubro-Negro volta a campo pelo Brasileirão só na quinta-feira (22).
Comparação com os rivais
O Fogão teve apenas um jogador convocado na data FIFA (o nicaraguense Jacob Montes), mas o treinador Luís Castro disse certa vez que o "importante é jogar", e a longa pausa pode quebrar o excelente ritmo do líder do Brasileiro.
E, ao contrário do Botafogo, o Flamengo ainda precisa achar um padrão de jogo.
Já o Palmeiras, que também teve cinco convocados na parada, joga na quarta-feira (21). Quatro de seus jogadores voam na terça de noite após a rodada com as seleções e desfalcam o time contra o Bahia.
Raphael Veiga, Rony e Weverton devem estar em campo pelo Brasil contra o Senegal. Gustavo Gómez retorna nesta segunda-feira após ser titular pelo Paraguai no fim de semana (em amistoso contra a Nicarágua).
Além do mais, Abel Ferreira viajou para Portugal durante a Data FIFA e ficou pelo menos três dias sem treinar o Palmeiras.
Após uma crise interna tremenda e mais uma troca de treinador, a maré na Gávea parece ter finalmente mudado.
O Fla está em terceiro na Série A, com 19 pontos, atrás de Botafogo (24) e Palmeiras (22).