Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Palmeiras arranca virada histórica contra o Botafogo e entra de vez na luta pelo título

Guilherme Bianchini
Murilo garantiu a virada épica do Palmeiras no último lance
Murilo garantiu a virada épica do Palmeiras no último lanceCesar Greco/Palmeiras
Botafogo e Palmeiras fizeram um jogo memorável nesta quarta-feira (1º), no Nilton Santos, pela 31ª rodada do Brasileirão. O Verdão foi para o intervalo perdendo por 3 a 0, mas, embalado por Endrick, conseguiu uma virada épica no segundo tempo, por 4 a 3. O gol da vitória saiu no último lance, aos 54 minutos, com Murilo.

Além do zagueiro, Endrick (2) e Flaco López marcaram para o Palmeiras. Eduardo, Tchê Tchê e Júnior Santos haviam colocado o Botafogo em vantagem na primeira etapa. O segundo tempo ainda teve uma expulsão polêmica de Adryelson e um pênalti de Tiquinho Soares defendido por Weverton.

O resultado manteve o Verdão na vice-liderança, agora a apenas três pontos do Alvinegro (59 a 56). O líder tem um jogo a menos, contra o Fortaleza, fora, marcado para 23 de novembro. Apesar da distância, o Botafogo ainda está garantido na ponta por outra rodada, já que possui duas vitórias a mais.

Confira a classificação atualizada do Brasileirão

Embalado pela virada histórica e pelos quatro triunfos seguidos, o Palmeiras volta a campo no sábado (4). O time de Abel Ferreira recebe o Athletico-PR na Arena Barueri, às 21h30. Já o Botafogo vai buscar a recuperação no clássico contra o Vasco em São Januário, na segunda-feira (6), às 19h.

Virada épica

O Palmeiras foi para o intervalo com a sensação de jogo — e campeonato — perdido. Completamente dominado pelo Botafogo no primeiro tempo, o time não esboçava reação. Mas Endrick tinha outros planos. Com uma atuação de gala na etapa final, o jovem de 17 anos comandou uma das grandes viradas da história do clube.

Endrick iniciou a reação do Palmeiras com um golaço
Endrick iniciou a reação do Palmeiras com um golaçoCesar Greco/Palmeiras

Logo aos quatro minutos, Endrick recebeu na intermediária, passou por três e bateu cruzado para fazer um golaço. Ele rapidamente buscou a bola e incentivou os companheiros. Após Adryelson ser expulso e Tiquinho Soares perder pênalti, o jovem voltou a aparecer. Em sobra na entrada da área, aos 39, Endrick fintou Di Plácido, bateu no canto e fez o segundo.

Flaco López empatou o jogo logo depois de entrar
Flaco López empatou o jogo logo depois de entrarCesar Greco/Palmeiras

O gol e a vantagem numérica encheram o Palmeiras de confiança. Com mais uma participação de Endrick, aos 44, Gustavo Gómez recebeu cruzamento do atacante e ajeitou de cabeça para Flaco López empatar. Enquanto a torcida do Botafogo não acreditava no que via, o Verdão foi com tudo em busca da virada. E ela veio no último lance, aos 54, quando Murilo subiu sozinho após falta de Raphael Veiga e decretou o 4 a 3.

Jogadores vibram com Murilo após virada
Jogadores vibram com Murilo após viradaCesar Greco/Palmeiras

Botafogo reclama de expulsão

O cartão vermelho para Adryelson foi um dos lances cruciais para a virada do Palmeiras. Aos 28 minutos, o zagueiro chegou atrasado em uma disputa com Breno Lopes e derrubou o atacante. O árbitro Bráulio da Silva Machado não havia dado cartão, mas, após consulta ao VAR, expulsou Adryelson por interpretar que ele impediu uma chance clara de gol.

Adryelson se revoltou com sua expulsão
Adryelson se revoltou com sua expulsãoAFP

O lance gerou revolta da torcida e dos jogadores alvinegros. Ao sair de campo, Adryelson deu um bico em um microfone à beira do gramado. O Botafogo ainda teve um pênalti a seu favor logo depois, mas Weverton defendeu a cobrança de Tiquinho Soares e manteve a esperança do Palmeiras.

As estatísticas do jogo épico no Nilton Santos
As estatísticas do jogo épico no Nilton SantosCesar Greco/Palmeiras

Veja todos os detalhes de Botafogo 3x4 Palmeiras

Atropelo do Botafogo no 1º tempo

Antes do drama na etapa final, a noite era dos sonhos para o Botafogo. Sem dar chance ao Palmeiras, o time de Lúcio Flávio sufocou desde o início e abriu 3 a 0 com merecimento.

Botafogo teve grande atuação no primeiro tempo
Botafogo teve grande atuação no primeiro tempoVítor Silva/Botafogo

Eduardo abriu o placar aos 21, em finalização desviada na defesa. Tchê Tchê ampliou aos 30, com um chutaço de fora da área. Aos 36, Júnior Santos fez grande jogada e pegou rebote de Weverton para fazer o terceiro. O Glorioso poderia ter construído uma vantagem ainda maior, que acabou fazendo falta no segundo tempo.

As notas dos titulares em Botafogo x Palmeiras
As notas dos titulares em Botafogo x PalmeirasFlashscore