Pedro Caixinha revela que falta "conhecimento do jogo" aos atletas brasileiros
Caixinha, que foi anunciado pelo Red Bull Bragantino em dezembro de 2022, falou sobre os jogadores brasileiros e sua experiência com os atletas do país.
Para ele, “há uma grande diferença em termos de preparação em comparação com os portugueses”. Ele garante que o jogador brasileiro tem uma qualidade “técnica e física muito interessante”.
Apesar dos elogios, ele lamenta pontos de limitação dos brasileiros, que ele ainda tenta corrigir dentro do bom trabalho que faz no clube de Bragança Paulista.
“Os brasileiros não têm o conhecimento do jogo, isso é um problema em termos de ferramentas que precisam ser utilizadas dentro de uma partida. Quando o jogo tem um problema a ser resolvido, o jogador brasileiro não costuma ter a solução, que precisa ir além do nível técnico, passando por algo mais coletivo”, avalia.
Satisfeito no Braga e propostas
Caixinha garantiu estar muito bem no Bragantino, indicando que o clube “é um mundo à parte dentro do próprio Brasil”. Ele lembrou que o Bragantino faz parte de uma empresa multinacional com as suas regras, caminho, visão, filosofia e a sua cultura muito marcada e clara pela organização austríaca e alemã.
Há 12 anos fora de Portugal, Pedro Caixinha admitiu que surgiram contatos para retornar a Portugal, mas que o envolvimento com os projetos não permitiram retornar para sua terra.
“Sempre fui um fã incondicional do futebol do nosso país, da possibilidade de ter uma oportunidade no nosso país. Mas, também aprendi muito, ao longo destes anos, a viver o aqui e agora, a estar onde sou feliz. Tenho uma felicidade muito grande de estar, neste momento, num grande projeto em que estou totalmente identificado”, admite.
O Fórum da ANTF terminou nesta terça-feira (19) em Viseu, Portugal, com a presença de 1.200 treinadores.