PRÉVIA: Cruzeiro x Grêmio; confira análise e principais estatísticas
A última vez que o Cruzeiro esteve na Série A, em 2019, o clube mineiro fechou a competição com sequência de nove partidas sem um triunfo sequer (4E, 5D), sendo as cinco derrotas seguidas para encerrar o torneio. E o Grêmio, adversário aqui, foi um dos times que participaram dessa sequência, atuando em um dos quatro duelos que o Cruzeiro ficou sem marcar um gol sequer nessa corrida final rumo à Série B.
Mas o Cruzeiro voltou como campeão da Segundona tendo o Grêmio como vice com uma larga diferença de 13 pontos entre os dois. O último triunfo celeste entre os dois, inclusive, foi na casa mineira, então o Tricolor tem de ficar atento, podendo retomar novamente às lembranças de 2019, quando venceu os cruzeirenses por um sonoro 4 a 1.
Acompanhe Cruzeiro x Grêmio ao vivo
Atual campeão do Gauchão, o Grêmio chega a este duelo em melhor momento, tendo triunfado na estreia do Brasileirão e estando muito bem vivo na Copa do Brasil após vencer o confronto de ida por 2 a 0 contra o ABC, mantendo sua invencibilidade e o gol intacto no torneio de mata-mata. Além do primeiro duelo do Brasileiro, o Grêmio também anotou outros 11 sem tomar gol na temporada, mostrando a sua força defensiva.
Jogadores a serem observados
Contratado para ser o artilheiro do time, Gilberto soma um gol contra o Grêmio quando atuava pelo Bahia, em 2019. No lado tricolor, Luisito Suárez estreou no Brasileiro errando um pênalti, mas já tem oito gols em 2023.
Estatística de destaque
O único duelo entre Cruzeiro e Grêmio em uma segunda rodada de Brasileirão foi vencido pelos mineiros, no Mineirão (V, 3-1, em 2006).