Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ronaldo enfrenta ira da torcida do Cruzeiro e clube suspende mudança do Raposão

Josias Pereira
Mascote Raposão passou por mudança radical em seu aniversário de 20 anos
Mascote Raposão passou por mudança radical em seu aniversário de 20 anosMontagem/Flashscore/Cruzeiro/Divulgação
Representantes das torcidas organizadas do Cruzeiro se reuniram com membros da diretoria nesta sexta-feira (24) e ficou decidido que o projeto do novo Raposão, mascote repaginado e apresentado ao torcedor na última quinta-feira (23), será suspenso. A mudança do mascote gerou uma enorme insatisfação na torcida do Cruzeiro, gerando inclusive um protesto com tons pitorescos na porta da Toca 2, como os gritos de "Ronaldo gordão, devolve o Raposão".

Nessa quinta-feira (23), o Raposão completou 20 anos. E o Cruzeiro decidiu dar uma modernizada no mascote, mudando seus traços e inclusive sua cor. Mas a alteração não foi bem vista pela torcida, que inundou as redes sociais criticando a medida, inclusive com ataques homofóbicos ao novo Raposão. 

Para se ter ideia, o tema virou assunto no Twitter global e, de acordo com informações do Flashscore, membros da diretoria chegaram a ter telefones vazados, além de sofrerem ameaças. A crise é mais um capítulo das polêmicas recentes da torcida do Cruzeiro com Ronaldo Fenômeno, sócio majoritário da SAF celeste.

O dirigente já tinha manifestado seu descontentamento com as críticas dos torcedores, que chegaram a xingá-lo. Desta feita, o alvo das discussões acaloradas foi o departamento de marketing. A ideia é que o antigo Raposão volte a ser utilizado, mas existem discussões para que um novo desenho seja apresentado à torcida, incluindo os fanáticos cruzeirenses na discussão. 

Em comunicado, uma das torcidas organizadas do Cruzeiro, a "Fanáti-Cruz" apontou ainda que o clube prometeu uma carta com um pedido de desculpas pela mudança, além de ressaltar que não haverá nenhuma alteração nos símbolos do time, como o escudo cinco estrelas. As críticas da torcida do Cruzeiro se intensificaram com a campanha modesta do time no Campeonato Mineiro, um dos tradicionais torneios regionais do Brasil. A equipe, que está de volta à Série A após três anos no limbo, não conseguiu chegar à final do Mineiro.

O time foi completamente remontado e ainda não venceu um jogo como mandante e, desde a chegada de Ronaldo, não venceu um adversário de primeira divisão, incluindo todos os clássicos regionais que fez contra os rivais Atlético Mineiro e América Mineiro. As críticas sobre a administração Ronaldo não são exclusivas apenas ao Cruzeiro.

O Fenômeno também enfrenta contestações no Real Valladolid, onde os torcedores protestaram contra a mudança do escudo do time, além da condução de Ronaldo e seu corpo diretivo. O Valladolid, assim como o Cruzeiro, conseguiu o acesso na temporada passada e luta para se manter em LaLiga.