Sport, Ceará e Fortaleza se unem por reconhecimento do Torneio Norte-Nordeste junto à CBF
O Sport foi campeão do Torneio Norte-Nordeste em 1968. Na ocasião, o Leão derrotou o Remo na decisão. Já em 1969, a competição foi vencida pelo Ceará. Novamente, o Remo foi superado na grande decisão.
No ano seguinte, em 1970, o Fortaleza ficou com a taça, derrotando o Sport no quadrangular final. A equiparação das disputas ao status de título nacional será homologada por pesquisas históricas que validam o posicionamento das equipes e amparada pelas federações locais.
O Torneio Norte-Nordeste, à época, foi considerado como uma espécie de segunda divisão nacional, com o Roberto Gomes Pedrosa envolvendo as principais forças do país. Os historiadores, no entanto, questionam essa terminologia, considerando a disputa como uma conquista nacional.
Em 1968, quando conquistou a competição, o Sport enfrentou o Grêmio Maringá em uma suposta final da segunda divisão nacional.
O Grêmio Maringá tinha sido o campeão da Copa Centro-Sul, outra competição criada pela CBD, a Confederação Brasileira de Desportos, e com o mesmo nivelamento do Torneio Norte-Nordeste.
A partir de 1969, a disputa entre os vencedores dessas duas competições não mais existiu, pois a Copa Centro-Sul não foi realizada.