Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sport, Ceará e Fortaleza se unem por reconhecimento do Torneio Norte-Nordeste junto à CBF

Josias Pereira
Equipe do Sport campeã do Torneio Norte-Nordeste, em 1968
Equipe do Sport campeã do Torneio Norte-Nordeste, em 1968Arquivo/Sport
Sport, Ceará e Fortaleza decidiram unir-se no reconhecimento dos títulos do Torneio Norte-Nordeste como Campeonatos Brasileiros. As equipes justificam que a antiga competição equivale ao extinto Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que foi elevado à categoria de título nacional.

O Sport foi campeão do Torneio Norte-Nordeste em 1968. Na ocasião, o Leão derrotou o Remo na decisão. Já em 1969, a competição foi vencida pelo Ceará. Novamente, o Remo foi superado na grande decisão.

No ano seguinte, em 1970, o Fortaleza ficou com a taça, derrotando o Sport no quadrangular final. A equiparação das disputas ao status de título nacional será homologada por pesquisas históricas que validam o posicionamento das equipes e amparada pelas federações locais. 

O Torneio Norte-Nordeste, à época, foi considerado como uma espécie de segunda divisão nacional, com o Roberto Gomes Pedrosa envolvendo as principais forças do país. Os historiadores, no entanto, questionam essa terminologia, considerando a disputa como uma conquista nacional. 

Em 1968, quando conquistou a competição, o Sport enfrentou o Grêmio Maringá em uma suposta final da segunda divisão nacional.

Trecho de um dossiê desenvolvido por Ewerson Vasconcelos, pesquisador da comissão histórica do Sport
Trecho de um dossiê desenvolvido por Ewerson Vasconcelos, pesquisador da comissão histórica do SportReprodução

O Grêmio Maringá tinha sido o campeão da Copa Centro-Sul, outra competição criada pela CBD, a Confederação Brasileira de Desportos, e com o mesmo nivelamento do Torneio Norte-Nordeste.

A partir de 1969, a disputa entre os vencedores dessas duas competições não mais existiu, pois a Copa Centro-Sul não foi realizada.